(Corrigida)
A Agência Nacional de Compras Públicas anunciou hoje a assinatura do acordo quadro que formaliza a selecção de um novo leque de fornecedores de serviços de voz e dados em local fixo ao Estado.



O acordo, resultado de um procedimento de concurso público, permite estimar poupanças de 10 milhões de euros anuais, tendo em conta os gastos actuais com este tipo de serviços e as condições que os operadores seleccionados se comprometeram a fazer ao cliente Estado, no âmbito do concurso onde apresentaram propostas.



Assinaram com a agência de compras do Estado o acordo que define um conjunto de pré-requisitos, condições técnicas de serviços e tectos de preço AR Telecom, Onitelecom, PT Prime, Sonaecom e Vodafone, empresas seleccionadas no procedimento.



De acordo com informação da ANCP os gastos anuais do Estado com comunicações fixas de voz e dados rondam actualmente os 124 milhões de euros anuais, valor que deverá descer em cerca de 8 por cento ao ano, tendo em conta os novos preços máximos fixados.



Desde o início do ano a ANCP já celebrou três novos acordos quadro, elevando para 13 o número de acordos reformulados sob a coordenação daquela entidade.




Nota da Redacção: Na sequência de correcção, por parte do Ministério das Finaças, da informação original, a notícia foi corrigida no valor de poupança estimada com a assinatura destes acordos.