Durante o quarto trimestre de 2001, a PT Comunicações foi responsável por aproximadamente 90 por cento do tráfego total de telefonia fixa originado, detendo 90,6 por cento do tráfego nacional e 72,8 por cento do tráfego internacional de saída face aos outros prestadores de serviço fixo de telefone a operar em Portugal, segundo os últimos dados da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações.



O tráfego internacional continua a ser aquele onde os novos operadores continuam a crescer mais. Comparativamente ao trimestre anterior, o encaminhamento de ligações internacionais de saída pelos operadores mais recentes aumentou em 7,5 por cento, enquanto as ligações nacionais cresceram apenas 1,8 por cento.



Aproximadamente 92 por cento do tráfego total originado durante o quarto trimestre de 2001 correspondeu, em termos de minutos de conversação, a comunicações realizadas através de acesso directo. A Anacom indica que comunicações de âmbito nacional são maioritariamente efectuadas através do acesso directo (92,6 por cento). Relativamente ao tráfego internacional de saída, 75,5 por cento das comunicações efectuadas correspondem a acesso directo.



Relativamente às tecnologias utilizadas nos acessos telefónicos principais, 99,9 por cento são suportados em cobre (pares), fibra óptica e cabo, sendo a parte restante suportada por FWA (Acesso Fixo Via Rádio). No que respeita aos acessos garantidos pelos novos prestadores do serviço, 94,4 por cento são assegurados por cobre (pares), fibra óptica e cabo. Os restantes 5,6 por cento são assegurados com recurso ao FWA.



O tráfego telefónico total originado (nacional e internacional de saída) cursado até ao final do quarto trimestre foi de 3.964 milhões de minutos, correspondendo a um aumento de cerca de 5,1 por cento comparativamente ao trimestre anterior. No mesmo período, a componente nacional deste tráfego (incluindo tráfego de acesso à Internet) registou um aumento de 5,6 por cento, enquanto o tráfego internacional de saída diminuiu a uma taxa de 7,1 por cento.



Face ao trimestre homólogo, verificou-se uma diminuição de 1,1 por cento no tráfego telefónico total originado. Nas componentes nacional e internacional de saída, o tráfego decresceu a uma taxa de 1,2 por cento e 0,8 por cento, respectivamente.



Segundo o ICP e analisando a evolução em termos anuais, verificou-se um crescimento de 4,6 por cento referente ao tráfego telefónico total originado, cujas componente nacional e internacional de saída aumentaram a uma taxa de 4,4 por cento e 7,7 por cento, respectivamente.



No final de Dezembro do ano passado, 97,8 por cento do parque de acessos telefónicos principais pertencia à PT Comunicações, sendo a quota de mercado dos outros prestadores do serviço fixo de telefonia de 2,2 por cento.



O número de acessos telefónicos principais ascendeu a 4.397 milhões, verificando-se um crescimento a uma taxa de 0,6 por cento face ao trimestre anterior. Manteve-se uma tendência de redução do número de acessos analógicos a uma taxa de 0,3 por cento e de um acréscimo do número de acessos digitais equivalentes correspondente a 5,1 por cento.



A Anacom indica que no final do quarto trimestre existiam 29 prestadores do serviço fixo de telefone licenciados, dos quais 16 se encontravam em actividade. Considerando o universo dos prestadores em actividade, 9 asseguravam tráfego de acesso directo e indirecto, 2 asseguravam exclusivamente tráfego de acesso directo e 5 só asseguravam tráfego de acesso indirecto.



Notícias Relacionadas:

2002-01-10 - Novos operadores responsáveis por apenas 8,1 por cento do tráfego telefónico

2001-08-10 - Novos operadores fixos encaminham apenas 7,4 por cento do tráfego

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.