
O número de postos públicos de telefone fixo continua a descer em Portugal, numa queda de 9,4% entre o primeiro trimestre de 2012 e de 2013. Atualmente existem 23 mil telefones públicos no território nacional. No geral, o mercado do telefone fixo está a sofrer uma fase de estagnação, não havendo variações muito significativas nas diferentes variantes de análise.
No final de março deste ano o número de acessos de telefone fixo era de 4,5 milhões, numa queda de 0,1% em comparação com o período homólogo do ano passado, enquanto a taxa de penetração por habitante era de 43% e por residência era de 56,2%.
O número de adesões a serviço de telefone fixo por fibra aumentou 2,6% no espaço de um ano, enquanto o número de acessos através de rede analógica caiu 1,4% e os acessos por RDIS tombaram 2,2% relativamente aos primeiros três meses de 2012.
A nível de operadores, a Portugal Telecom continua a dominar por larga vantagem o mercado dos telefones fixos com 57,1% da quota de mercado, contra os 20,1% da ZON. Apesar da diferença entre os operadores líderes, é de destacar que a PT perdeu 19% da quota desde o início de 2007.
Os valores divulgados num relatório pela Anacom, revelam ainda que no primeiro trimestre deste ano, os portugueses realizaram uma média de 128 minutos de chamadas entre números fixos, cerca de 14 minutos para a rede móvel e 10 minutos para destinos internacionais.
O valor médio da fatura desceu ligeiramente - 1,8% em comparação com o último trimestre de 2012 e 2,3% em comparação com o primeiro, para os 15,1 euros.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários