
De acordo com novos dados da Anacom, no final do primeiro semestre de 2021 cerca de 78,1% das famílias já dispunham de subscrições de serviços de alta velocidade em local fixo.
A entidade reguladora dá a conhecer que as regiões de Lisboa (93%), Açores (89,1%), Madeira (87,2%) e Algarve (79,3%) se destacam por registarem um nível de penetração deste tipo de serviços acima da média. Já as regiões Norte (74,8%), Centro (68,1%), e Alentejo (57,9%), onde a penetração dos serviços de alta velocidade é tipicamente mais baixa, cresceram acima da média nacional.
No período em análise, o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo atingiu 3,2 milhões, mais 9,3% do que no mesmo período do ano anterior. Segundo a Anacom, pelo menos oito em cada dez novos clientes de redes de alta velocidade contrataram um serviço suportado em redes de fibra ótica (FTTH).
Clique nas imagens para mais detalhes
Ao todo, estima-se que cerca de 5,8 milhões de alojamentos estavam cablados com uma rede de alta velocidade, mais 5,3% que no semestre homólogo no ano anterior. A cobertura das redes de alta velocidade foi de 90,6%, mais 4,3 pontos percentuais do que no final do primeiro semestre de 2020.
A cobertura na área metropolitana de Lisboa, nos Açores e na Madeira foi superior à média nacional. A Anacom realça também o crescimento do número de alojamentos cablados no Algarve (14,8%), Alentejo (+9,7%), Norte (+6,7%) e Centro (+5,8%), regiões onde a cobertura de redes de alta velocidade se aproximou da média nacional, reforçando a coesão territorial.
Os dados indicam que o número de alojamentos cablados com FTTH ascendeu a cerca de 5,6 milhões, mais 8,5% do que no período homólogo, tendo atingido uma cobertura de 87,6%. O regulador detalha que, nos últimos cinco anos, os alojamentos cablados com fibra ótica têm aumentado a um ritmo médio anual de 8,7%.
Já o número de alojamentos cablados com acessos de alta velocidade suportados em redes de televisão por cabo aumentou 0,1% face ao semestre homólogo, totalizando 3,7 milhões. A cobertura deste tipo de redes era de 57,5%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
DOOM: The Dark Ages é uma prequela da série passada num ambiente medieval negro -
App do dia
Já não consegue acompanhar o ritmo da sua agenda? Long Ago lembra-se de tudo por si -
Site do dia
Transforme o Chrome com novas ferramentas e widgets com a extensão Dashy -
How to TEK
Já pode pedir resumos de vídeos do YouTube ao Copilot. Conheça as novidades que chegaram ao Edge
Comentários