As emissões em Onda Curta da RDP vão entrar na era digital. A passagem para a nova era de comunicações fica garantida com a adopção do sistema DRM - Digital Rádio Mondiale, desenvolvido no âmbito de um consórcio internacional e agora reconhecido pela União Internacional das Telecomunicações que o recomenda como standard mundial para as comunicações de rádio Onda Curta.

O DRM - nome também usado para designar o consórcio que integra universidades, entidades de I&D, fabricantes de equipamentos e radiodifusores - estabelece uma norma digital para as bandas de radiodifusão com modulação de amplitude abaixo dos 30 MHz, onde se inclui a Onda Curta, dando-lhe uma qualidade aproximada à do FM - Frequência Modulada.

A OC, ainda em sistema analógico, é usada pela RDP Internacional para assegurar emissões de rádio na Europa Central, África, Médio Oriente, Índia, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e Venezuela. Por semana compreende 243 horas de transmissão regular.

A transição para o DRM, cujo consórcio a RDP integra desde 2002, inicia-se no próximo dia 31 de Janeiro com emissões experimentais da tecnologia, em colaboração da Deutsche Welle. O período experimental de emissões vai decorrer aos fins-de-semana de manhã e terá como alvo a Europa Central.