Antecipando o prazo dado pela Comissão Europeia para a divulgação dos novos preços das tarifas de roaming, que acaba a 30 de Julho, a TMN e a Optimus anunciaram hoje a suas ofertas para as chamadas móveis internacionais.




A operadora tutelada pela Portugal Telecom revelou que vai disponibilizar três pacotes de preços mensais: Pakot Roaming 80, Pakot Roaming 125 e o Pakot Roaming 250. Estas soluções estarão disponíveis por 36 euros, 50 euros e 90 euros, respectivamente, preços aos quais acresce o valor de IVA. Os pacotes incluem um plafond de 80, 125 e 250 minutos mensais, como os nomes indicam, e permitem que os clientes TMN efectuem chamadas móveis por valores que podem chegar "aos 45 cêntimos, no caso do Pakot 80, aos 40 cêntimos no caso do Pakot 125 ou aos 36 cêntimos, no caso do Pakot 250", explica a operadora em comunicado.




Após ultrapassado o plafond, os clientes deverão pagar as tarifas de roaming base em vigor.




A solução da TMN destina-se a clientes com cartão pós-pago que utilizem com regularidade o serviço de roaming para o espaço comunitário e implica um período de fidelização de três meses.




Por seu turno, a Optimus tem activos desde o dia 9 de Junho os novos preços de roaming. A operadora da Sonaecom oferece descontos de 66 por cento em todas as chamadas efectuadas e recebidas nos países da União Europeia, o que significa que os clientes passam a pagar 0,59 euros por minuto por cada chamada efectuada e 0,29 euros por minuto por cada telefonema recebido no telemóvel. As restantes comunicações serão cobradas de acordo com o tarifário base.




A Optimus indica que os novos preços "estão disponíveis [...] sem qualquer custo nem validade" para todos os seus clientes.




Por último, a Vodafone continua a aplicar o plano de roaming introduzido em Junho de 2005: o tarifário Vodafone Travel. Esta oferta permite que os clientes efectuem chamadas ao preço por minuto do seu tarifário em Portugal acrescido de 80 cêntimos por chamada e receber telefonemas no estrangeiro por 80 cêntimos por cada 10 minutos.




O Vodafone Travel aplica-se nas chamadas efectuadas e recebidas nos principais destinos de viagem europeus dos portugueses, e alguns destinos adicionais fora da Europa.




De acordo com informações cedidas pela Vodafone Portugal, os clientes que tenham o tarifário standard de roaming e que não estejam dispostos a usufruir da eurotarifa poderão optar pelo Vodafone Travel, caso contrário, na ausência de pedido de adesão a esta solução a eurotarifa será aplicada automaticamente a partir de 29 de Agosto a todos os utilizadores.




De acordo com a nova legislação, todos os clientes que não tiverem previamente definido um plano tarifário para o roaming e que não dêem resposta às novas ofertas serão confrontados com a conversão automática para a eurotarifa, a partir de 30 de Setembro. Os restantes clientes podem também aderir à nova tarifa, informando o seu operador móvel desse desejo.




No verão de 2008 o preço máximo das chamadas realizadas em roaming será de 0,46 euros (valor sem IVA) e em 2009 de 0,43 euros, isto no que se refere às chamadas efectuadas. Para as chamadas reduzidas os valores baixam em 2008 para os 0,22 euros e em 2009 para os 0,19 euros.




Nota de Redacção [12/07/2007 11:14]: A notícia foi actualizada com base em informações cedidas pela Vodafone quanto à migração para a eurotarifa.



Notícias relacionadas

2007-06-30 - Novas regras para o roaming na UE entram em vigor

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.