A Optimus, a Vodafone e a TMN vão compensar os clientes pelas dificuldades - ou incapacidade - para aceder aos serviços da RIM nos seus smartphones BlackBerry durante vários dias ao longo da passada semana. As três operadoras vão oferecer sete dias de acesso gratuito aos serviços online BlackBerry.



"Apesar de esta ser uma situação totalmente alheia à Optimus, a operadora entende ser seu dever ressarcir todos os clientes que nos últimos dias foram impedidos de usufruir dos serviços de email, Internet e aplicações a partir dos seus equipamentos BlackBerry", explica a Optimus, que anunciou a medida esta manhã.



A Vodafone justifica a decisão com o mesmo argumento: "embora se trate de um incidente da exclusiva responsabilidade da RIM, ao qual a Vodafone é totalmente alheia, a Vodafone Portugal decidiu creditar aos seus clientes um valor relativo ao período máximo em que se verificaram os referidos problemas técnicos, colocando como sempre os clientes em primeiro lugar", explica também fonte oficial, contactada pelo TeK.



Também a TMN alega as mesmas razões para avançar com um desconto de sete dias na mensalidade dos clientes BlackBerry, frisando igualmente que é alheia ao problema.



A própria RIM também anunciou hoje que vai oferecer aos clientes o acesso gratuito a uma seleção de serviços premium, que a fabricante calcula no valor de 100 dólares. As aplicações estarão disponíveis através da sua app store a partir da próxima quarta-feira e poderão ser descarregadas durante quatro semanas. Podem ser usadas sem custos até final do ano.



Em comunicado a empresa explica que compensa assim os utilizadores em forma de "agradecimento pela sua paciência durante a recente interrupção do serviço".



A RIM vai ainda oferecer suporte técnico gratuito durante um mês a todos os clientes. Aqueles que atualmente beneficiam deste tipo de serviço vão poder usufruir dele mais um mês do que estava previsto. Quem não tinha serviços de suporte técnico passará a ter, sem custos, durante 30 dias.




Uma boa parte dos 70 milhões de clientes da RIM em todo o mundo sofreu na última semana as consequências de um problema na rede da operadora, que os deixou sem serviços ou com sérias perturbações na sua recepção. Na Europa, onde o problema teve origem, as limitações no acesso ao serviço de email e outros serviços online através dos dispositivos persistiram durante, pelo menos, três dias, pela contas da fabricante.




Lista das aplicações que a RIM vai disponibilizar gratuitamente:



" SIMS 3 - Electronic Arts

" Bejeweled - Electronic Arts

" N.O.V.A. - Gameloft

" Texas Hold'em Poker 2 - Gameloft

" Bubble Bash 2 - Gameloft

" Photo Editor Ultimate - Ice Cold Apps

" DriveSafe.ly Pro - iSpeech.org

" iSpeech Translator Pro - iSpeech.org

" Drive Safe.ly Enterprise - iSpeech.org
" Nobex Radio™ Premium - Nobex

" Shazam Encore - Shazam

" Vlingo Plus: Virtual Assistant - Vlingo




(A lista ainda será atualizada)

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.