Tal como o TeK tinha publicado, a Optimus aumenta a partir do próximo dia 1 de Maio o preço das comunicações fornecidas ao cliente em 1 por cento. O aviso começou a ser feito aos clientes por mensagem, mas a empresa ainda não tinha esclarecido que tarifários eram abrangidos pelo aumento e quais ficavam de fora.



Numa nota enviada à redacção do TeK, a empresa vem agora explicar que ficam fora do aumento que entra em vigor no primeiro dia do próximo mês os tarifários Smart, recentemente lançados pela empresa e que combinam comunicações de dados e voz, a gama actual de tarifários Optimus Kanguru e os pacotes Internet diário e semanal.



Os aumentos também não chegam aos serviços de dados por eventos - como jogos, toques, imagens e música -, ao serviço de gestão de saldo ou ao tarifário edição limitada. Mantêm-se também inalterados os preços associados aos tarifários que implicam carregamento obrigatório de saldo, como o tarifário jovem TAG.



A empresa explica que "decidiu acompanhar o mercado na actualização das tarifas móveis, revendo os preços em 1% a partir do dia 1 de Maio", um valor que "representa em média menos de um cêntimo nos valores das chamadas, SMS/ MMS e dados".



Recorde-se que a TMN e a Vodafone foram as primeiras operadoras a anunciar subida de preços nas comunicações móveis de voz e dados, com o mesmo valor de 1 por cento. Em ambas, os aumentos previstos têm efeito a partir de 15 de Abril. O Moche na TMN e o Extreme e Extravaganza na Vodafone não sofrem a actualização de preços.