Tanto num caso como no outro, os vários testes foram desenvolvidos em parceria com a Huawei Technologies e englobaram funcionalidades do LTE-Advanced como Carrier Aggregation, Uplink Coordinated Multipoint Transmission e SON (Self Organizing Networks).

A Optimus refere em comunicado que além dos 300 Mbps de download, os testes em laboratório também demonstraram novas funcionalidades que permitiram atingir 70 Mbps e upload, um aumento de 20 Mbps em relação ao máximo anterior.

Além de melhorar significativamente a experiência de utilização 4G, "o LTE-Advanced permitirá reforçar a capacidade de rede nos pontos de utilização mais intensos", indica a operadora, sublinhando que a disponibilização de terminais comerciais compatíveis com a tecnologia só deverá acontecer, em quantidade, durante o segundo semestre deste ano.

Em fevereiro, a rede de quarta geração da Optimus chegava a 80% da população, cobrindo todas as capitais de distrito do continente.

A PT por sua vez refere ter uma cobertura superior a 90% da população "numa forte aposta de levar serviços de banda larga móvel de elevado débito e qualidade aos utilizadores Portugueses".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico