Cerca de 5 milhões de visitantes são esperados em Londres para assistir aos Jogos Olímpicos e a infra-estrutura de comunicações é uma das grandes preocupações dos operadores e do regulador do mercado, cientes de que este será um teste de carga sem precedentes para as redes sem fios.

Para apoiar as ações de monitorização a Ofcom, o regulador britânico, convidou uma equipa da Anacom, reconhecendo a experiência e o know-how do organismo português.

Uma equipa técnica da Anacom vai por isso deslocar-se para Londres durante este período, sendo todas as despesas e o vencimento dos mesmos assegurado pelo regulador britânico. Segundo comunicado da Anacom, aequipa acompanhará toda a realização do evento, que decorre entre 27 de julho e 12 de agosto, cabendo-lhe verificar o cumprimento das determinações da OFCOM e resolver eventuais interferências que se verifiquem.

Para além dos visitantes, que vão trazer os seus dispositivos sem fios – smartphones, telemóveis, computadores e tablets, os Jogos Olímpicos de Londres vão acolher equipamento de transmissão de vídeo e radio dos meios de comunicação internacionais, estando acreditados mais de 20 mil representantes de media que vão usar microfones sem fios, auriculares e sistemas de comunicação que exigem larguras de banda de 200 a 300 KHz por canal, além de câmaras digitais a transmitir nas frequências 2.3 GHz e com exigências de canais de transmissão de 10 MHz.

Para suportar o “congestionamento” causado por todos estes equipamentos a Ofcom atribuiu mais 20 mil frequências móveis que vão ser usadas durante os Jogos, o dobro do número habitualmente reservado para a cidade de Londres e arredores durante todo o ano.

Para além da equipa da Anacom a Ofcom contratou uma série de técnicos e engenheiros que vão apoiar o regulador na identificação e resolução de eventuais problemas que surjam na rede, minimizando possíveis falhas causadas pela sobrecarga.

Recorde-se que na semana passada a rede da operadora O2 esteve inoperacional durante várias horas, o que causou preocupação quanto à capacidade de manter a rede móvel durante os jogos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador