Os turistas que no próximo ano visitarem Portugal vão poder usar os cartões de débito a que habitualmente recorrem no seu país de origem.



Para isso basta que venham de um dos quatro países que com Portugal assinaram um protocolo de interoperabilidade entre sistemas de pagamento automático. A saber Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, quatro dos principais mercados para o turismo nacional.



A medida antecipa a entrada em vigor do Mercado Europeu de Pagamentos, conhecido pela sigla SEPA, que visa simplificar os pagamentos automáticos realizados no espaço europeu e permitir que os europeus em visita a outros países da UE transportem menores quantidades de dinheiro, simplificando o planeamento de viagens e aumentando a sua segurança.



Anunciado por Hans Goerg Fabritius, do Banco Central Alemão, o protocolo começa a produzir resultados ainda este ano mas só deverá estar completamente operacional em meados do próximo ano, adianta a edição de hoje do Correio da Manhã.



Citando a SIBS, o diário explica que para os portugueses que visitem um dos quatro países envolvidos no acordo a medida terá pouca relevância.



Isto porque os cartões emitidos em Portugal usam na generalidade marcas internacionais como a Visa, Master Card ou American Express, embora combinados com funções específicas da marca doméstica Multibanco, o que já facilitava a sua utilização no estrangeiro.



Notícias Relacionadas:

2004-04-28 - Portugueses dão primazia aos cartões no pagamento das compras online