Singapura, Japão e Finlândia são os líderes mundiais da taxa de penetração da banda larga móvel em todo o mundo numa base por 100 habitantes, segundo a ITU, enquanto a Suíça, a Holanda e a Dinamarca ocupam os lugares cimeiros na banda larga fixa.

Refira-se que no final do segundo trimestre, a Anacom contabilizava um número de subscritores de serviços móveis de Internet em Portugal superior ao número de acessos fixos, mas eram os últimos que mais cresciam.

O número de acessos fixos de Internet totalizava no final de junho os 2,46 milhões, num crescimento de 1,5% face aos três meses anteriores. Já o número de acessos móveis ativos, e em utilização no período, ascendia a 3,55 milhões, crescendo apenas 0,7%.

Banda larga móvel é a tecnologia de crescimento mais rápido de sempre

No relatório anual agora publicado, a agência para as telecomunicações da ONU sublinha que as redes móveis estão perto de ultrapassar as linhas fixas em termos de crescimento, classificando a banda larga móvel como "a tecnologia de crescimento mais rápido na história da humanidade".

Para manter este ritmo de desenvolvimento será contudo necessário melhorar a eficiência do espectro, em pelo menos até 10 vezes, de modo a ar resposta ao crescimento atual da procura.

A ITU defende a ideia de que a universalidade deverá ser um objectivo-chave nas políticas de banda larga, pois embora note que o número de utilizadores de Internet em todo o mundo vai chegar aos 2,75 mil milhões em 2013, sublinha que "dois terços da população do planeta ainda estará fora da grande rede.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico