Singapura, Japão e Finlândia são os líderes mundiais da taxa de penetração da banda larga móvel em todo o mundo numa base por 100 habitantes, segundo a ITU, enquanto a Suíça, a Holanda e a Dinamarca ocupam os lugares cimeiros na banda larga fixa.

Refira-se que no final do segundo trimestre, a Anacom contabilizava um número de subscritores de serviços móveis de Internet em Portugal superior ao número de acessos fixos, mas eram os últimos que mais cresciam.

O número de acessos fixos de Internet totalizava no final de junho os 2,46 milhões, num crescimento de 1,5% face aos três meses anteriores. Já o número de acessos móveis ativos, e em utilização no período, ascendia a 3,55 milhões, crescendo apenas 0,7%.

Banda larga móvel é a tecnologia de crescimento mais rápido de sempre

No relatório anual agora publicado, a agência para as telecomunicações da ONU sublinha que as redes móveis estão perto de ultrapassar as linhas fixas em termos de crescimento, classificando a banda larga móvel como "a tecnologia de crescimento mais rápido na história da humanidade".

Para manter este ritmo de desenvolvimento será contudo necessário melhorar a eficiência do espectro, em pelo menos até 10 vezes, de modo a ar resposta ao crescimento atual da procura.

A ITU defende a ideia de que a universalidade deverá ser um objectivo-chave nas políticas de banda larga, pois embora note que o número de utilizadores de Internet em todo o mundo vai chegar aos 2,75 mil milhões em 2013, sublinha que "dois terços da população do planeta ainda estará fora da grande rede.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.