Portugal continua na "linha da frente" no ranking europeu da fibra óptica. A última actualização dos dados relativos ao ranking do FTTH Council revela que Letónia, Portugal e Turquia são os principais motores de desenvolvimento e os grandes impulsionadores do sector na Europa.

A análise relativa a 2010 mostra que Portugal reforçou a sua posição no ranking (11º), em resultado do trabalho desenvolvido por três operadores, que aumentaram significativamente a angariação de subscritores/assinantes de FTTH, nomeadamente o incumbente Portugal Telecom, cuja rede passa agora um milhão de casas, o operador alternativo Sonaecom e a Zon Multimédia.

A nível geral, a tecnologia registou um aumento de 18 por cento do número de subscritores ligados, 3,9 milhões no final de 2010.

Os primeiros cinco lugares do Ranking Europeu de FTTH continuam a ser ocupados pelos mesmos países, com a Lituânia no topo, logo seguida pela Suécia, pela Noruega, pela Eslovénia e pela Eslováquia.

Durante o segundo semestre de 2010 a Turquia entrou pela primeira vez no Ranking europeu da fiber-to-the-home, tendo-se revelado como um dos mercados mais dinâmicos.
"A fibre-to-the-home está a transformar-se num fenómeno verdadeiramente internacional," nota Chris Holden, presidente do FTTH Council Europe, que aconselha as grandes economias a "acelerar urgentemente o ritmo" sob risco de ficarem para trás e perderem as suas posições cimeiras para os mercados emergentes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.