Os portugueses adquiriram nos três primeiros meses deste ano 1,48 milhões de telemóveis, número que representa um crescimento de 14,1 por cento face ao primeiro trimestre do ano passado. Os dados são da IDC e atribuem a liderança do mercado à Nokia que controlou metade das vendas realizadas. O segundo fabricante com melhor performance de vendas é a Samsung com metade da quota da líder, cerca de 25 por cento. A Sony Ericsson fecha o Top 3 com uma quota de oito por cento do mercado, à frente da Motorola que não vai além dos 7,1 por cento.



Para o resto do ano a IDC admite que o mercado português de telemóveis possa reflectir o abrandamento económico generalizado, uma tendência que também se espera nos restantes mercados maduros.



Em termos globais, as vendas de telemóveis atingiram nos primeiros três meses do ano os 291,6 milhões de unidades, mais 14,3 por cento que no mesmo período do ano passado.



Por fabricantes, a Nokia reforçou a liderança e a Motorola e Sony Ericsson perderam terreno para a concorrente mais directa, a Samsung. A Nokia fechou o trimestre com uma quota de 39,6 por cento, enquanto a Samsung registou uma quota de 15,9 por cento.



Notícias Relacionadas:

2008-05-28 - Vendas de telemóveis recuam na Europa Ocidental pela 1ª vez em 7 anos