Mais de metade das famílias que consomem serviços de comunicações em pacote já tiram partido de ofertas que combinam quatro a cinco valências na mesma assinatura. Os últimos dados divulgados pela Anacom mostram que a subscrição destas ofertas foi a que mais cresceu nos primeiros seis meses deste ano, angariando 114 mil novos clientes, à frente das ofertas triple play, que no mesmo período ganharam 55 mil novos clientes. 

Contas feitas, no final de junho 2,2 milhões de famílias, que representam 50,8% do total de subscritores deste tipo de pacotes, tiravam partido de serviços 4 ou 5P. No total, existiam em Portugal, na mesma data, 4,3 milhões de subscritores de serviços de comunicações em pacote, como é possível ver na infografia abaixo.    

Em termos de receitas, estas ofertas renderam aos operadores 888 milhões de euros, mais 3,5% que em igual período do ano passado. Neste universo, as receitas de serviços 4/5P representam 63,1%, uma vez que os utilizadores destes pacotes são aqueles que mais gastam por mês. Geram uma receita média mensal de 43,20 euros, quando a receita média por subscrição de serviços em pacote - considerando todas as opções disponíveis - é de 34,58 euros (valores sem IVA).  

Deste bolo, a MEO foi a operadora que conseguiu melhores resultados, com 41,1% de quota nas receitas de serviços em pacote, seguida de perto pela NOS (40%). A Vodafone, que fecha o Top 3, ficou com 16,8% destas receitas. 

Na comparação com o período homólogo, Vodafone e MEO foram as únicas operadoras a conseguir aumentar quota, tanto na receita obtida como no número de subscritores, num segmento onde operam 12 prestadores de serviços. A Nowo é entre os mais recentes o operador que mais se destaca, conseguindo 2,1% das receitas geradas e 3,4% dos clientes de ofertas em pacote.   

Por número de subscritores,  o relatório da Anacom mostra ainda que a liderança também é da MEO, que conseguiu ficar com 40,8% das assinaturas de serviços em pacote. A NOS gere 36,2% destes clientes e a Vodafone 19,6%.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.