Nos últimos anos a adesão aos pacotes triple play tem sido crescente e atualmente 60% das famílias portuguesas têm serviço combinados, juntando as principais necessidades de comunicação e televisão na mesma fatura e num só operador.

Um estudo divulgado pela Anacom junta dados de um inquérito de opinião e informação baseada em números da União europeia e mostra que este interesse está acima da média da europa, sobretudo no triple play, que é usado por 49% das famílias portuguesas contra 45% da União Europeia.

Baseando-se em dados de março de 2013 o estudo comprova que o pacote duplo que é composto por telefone fixo e Internet era o mais comum na UE27, com uma taxa de penetração de 14%, seguido do pacote triplo (telefone fixo, internet e televisão), com uma taxa de penetração de 12%.

[caption]gráfico[/caption]

No mesmo período, 29% dos utilizadores portugueses mantinham pacotes de TV+Internet+Telefone, enquanto 10% subscreviam serviços combinados de telefone fixo e televisão.

Os novos pacotes que juntam também o telefone móvel, como o M4O e o RED, não estão ainda refletidos neste estudo.

A análise da Anacom incide também sobre as vantagens percecionadas pelos utilizadores que vêm a fusão numa só fatura como um benefício, mas também destacam a redução de preço face à compra isolada e a simplicidade associada.

O telefone fixo foi o serviço menos valorizado no pacote de serviços, com cerca de 13% dos inquiridos a referir que desistiriam desse serviço caso tivessem de o adquirir isoladamente. A Anacom conclui que alguns utilizadores podem estar a adquirir serviços de que não necessitam apenas porque fazem parte do pacote.

A diversificação dos pacotes, o aumento da concorrência e da duração dos períodos de fidelização têm contribuído para uma descida dos preços médios destes serviços conjugados entre 2009 e 2012.

[caption]gráfico[/caption]

A estabilidade é também uma das características identificadas. Só 8% dos inquiridos disseram ter mudado de prestador de serviços nos últimos 12 meses e 17% afirmam ter ponderado mudar de prestador de serviços mas acabaram por manter-se com o mesmo operador, maioritariamente porque lhes foi proposta uma redução de valor da mensalidade.

O Grupo PT e a Zon Multimédia disputavam na altura o primeiro lugar entre os operadores com maior volume de clientes de pacotes de serviços, com 42,9% e 40,4%, respetivamente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foram acrescentados dois gráficos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.