Os preços das telecomunicações em outubro não sofreram alterações face ao mês anterior. Já em comparação com o mês homólogo do ano passado, estão 7,2% mais altos, mostrando uma variação superior em 4,9 p.p. (pontos percentuais) à verificada pelo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), de 2,3%.
Os dados são os mais recentes da Anacom e mostram também que a taxa de variação média dos últimos 12 meses dos preços das telecomunicações foi de 6,7%, situando-se 4.5 p.p. acima da variação registada pelo IPC (2,2%). “Tratou-se da taxa mais elevada verificada desde junho de 1994”, nota a entidade reguladora.
Em termos internacionais, a taxa de variação média dos últimos 12 meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior à verificada na União Europeia (UE) em 6,5 p.p., onde a taxa foi de 0,2%. Portugal registou a terceira variação de preços mais elevada (25.ª mais baixa) entre os países da UE27.
Por subgrupo, as taxas de variação média dos últimos doze meses dos preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram 4,8 p.p. e 9,1 p.p. superiores à média da UE, respetivamente.
Numa perspetiva de longo prazo e em termos acumulados, os preços das telecomunicações aumentaram 22,7% desde o final de 2009 enquanto o IPC aumentou 31,8%. No entanto, nesse mesmo período os preços das telecomunicações na UE diminuíram 10,2%.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre a infografia da Anacom
Por operador, as mensalidades mais baixas voltaram a ser oferecidas pela NOWO em sete casos, num leque de 11 serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mínimas para dois tipos de serviço/ofertas, cada uma.
A título de exemplo, a NOWO apresentou mensalidade mínima mais baixa para o serviço telefónico móvel individualizado (5 euros) e para as ofertas em pacote triple play (28,75 euros) e quadruple play (36,25 euros), enquanto a Vodafone apresentou a mensalidade mínima mais baixa da oferta quintuple play (66,10 euros).
O cenário poderá vir a mudar já no próximo relatório de preços da Anacom tendo em conta a entrada no mercado da DIGI e das mexidas que as operadoras concorrentes têm feito nas suas ofertas de telecomunicações.
Até à data as novidades têm sido apresentadas entre as low cost, como a WOO, a UZO e a Amigo, mas as “grandes” também estarão a tentar renegociar contratos, nomeadamente a NOS, que tem ligado aos seus clientes com propostas reforçadas a preços mais baixos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Meomni: Definitive ChatGPT Sidebar reúne calendário e favoritos com ajuda de IA -
App do dia
Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Há uma aplicação com respostas -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários