Os portugueses continuam a preferir usar serviços de telecomunicações em pacote, contratando cada vez mais ofertas que agregam vários serviços e cada vez mais serviços nesses pacotes. No mercado residencial, as ofertas single play (com um serviço unico) já representam pouco mais de 1%.
A combinação mais apreciada são hoje os pacotes com quatro ou mais serviços. No final de setembro existiam em Portugal 4,7 milhões de utilizadores de serviços em pacote (mais 2,1% que no mesmo período do ano passado), 2,7 milhões subscreviam ofertas com quatro ou cinco serviços associados. O número traduz um crescimento de 6,8% e indica que 57,6% dos clientes com serviços em pacote já tiram partido destas ofertas.
As ofertas triple play têm também ainda bastante representatividade, sendo opção para 33,8% dos clientes, mas estão em queda a favor de combinações com mais serviços associados.
Estes dados são compilados pela Anacom, que também indica uma prevalência dos serviços em pacote no mercado residencial, onde se fixam 86,8% dos subscritores deste tipo de ofertas. Por tipo de acesso, é no fixo que as ofertas combinadas têm mais peso (85,7%), sendo que aí é a televisão o serviço mais consumido em combinação com outros. Nos acessos móveis, as ofertas em pacote representam 35,7%.
No terceiro trimestre do ano, período a que dizem respeito estes dados, a Digi ainda não tinha chegado ao mercado, nem nenhuma das ofertas que entretanto surgiram ou foram reformuladas para responder à nova concorrência, por isso não há grandes mudanças a assinalar no que se refere à posição dos operadores no mercado.
A MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,8%), liderando em todas as combinações disponíveis. Seguiu-se a NOS (35,0%), a Vodafone (20,6%) e a NOWO (2,6%).
A operadora do grupo Altice também conseguiu a maior quota nas receitas de serviços em pacote (39,3%). A NOS surge também aqui na segunda posição (38,7%), a Vodafone na terceira (20,5%) e a NOWO a seguir (1,4%).
Nos primeiros nove meses do ano, as receitas de serviços em pacote atingiram 1,67 mil milhões de euros e representaram mais de metade das receitas retalhistas dos operadores (54,9%). “Trata-se do crescimento anual mais baixo desde o final de 2022”, sublinhou a Anacom.
A receita média mensal por cliente deste tipo de serviços fixou-se nos 39,70 euros. No caso das ofertas que juntam quatro ou cinco serviços ascendeu aos 48,04 euros e nos pacotes triple play ficou nos 31,05 euros. Todos os valores apresentados nestas contas são sem IVA.
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