Os clientes ADSL da Portugal Telecom vão, pela terceira vez no último ano e meio, ver a velocidade da sua Internet aumentar sem pagarem mais por isso. A operadora anunciou hoje o aumento da velocidade de referência dos 4 para os 8 Mb. As ofertas de 2 e 4 Mb, que protagonizaram as duas últimas actualizações gratuitas de velocidades, vão aliás desaparecer do mercado por uma questão de simplificação dos tarifários e ofertas disponíveis, explica a empresa.



Abaixo dos 8 Mb ficam apenas duas ofertas (1Mb e 256 kbps) e é criada uma nova velocidade de topo que oferece até 24 Mb. Em conferência de imprensa a PT admite que a nova velocidade não estará disponível para a maioria dos seus clientes, mas apenas para uma percentagem mais reduzida, que se encontre numa posição privilegiada em termos de proximidade com a central telefónica que lhe assegura o serviço. Isto significa a menos de 1 quilómetro de distância.



De acordo com a operadora, as alterações hoje anunciadas na oferta ADSL imprimem uma redução no preço das mensalidades na ordem dos 46 por cento, para a categoria de débito de 1 Mb, que custa agora 24,99 euros, e de 42 por cento nos 8Mb, que passam a custar 35,58 euros. A nova oferta de 24 Mb terá uma mensalidade de 54,50 euros.



A PT garante que as novas ofertas estão disponíveis para todo o território nacional nas centrais já preparadas para oferecer velocidades mais rápidas (64 por cento das 1853 existentes), através da tecnologia ADSL 2+. No caso da oferta de 24 Mb, que apenas 30 a 40 por cento dos clientes da operadora deverão conseguir ter acesso, a análise de pedido é feita caso a caso.



A oferta de 8 Mb tem um limite máximo de tráfego internacional de 30GB, enquanto os utilizadores que optem pelo pacote de 24 Mb têm como limite de tráfego os 60GB.



A PT tem 650 mil clientes de banda larga ADSL, metade dos quais dispunham de uma oferta de 4 Mb, que será alvo de actualização nas próximas semanas no âmbito da reformulação da velocidade de referência introduzida pela empresa.



Clix acompanha oferta
Depois da conferência de imprensa da PT também o Clix comunicou o lançamento de uma nova categoria de débito no ADSL, com o upgrade da sua velocidade de topo para os 24 Mbps, que substitui os actuais 20 Mbps.



O mesmo anúncio dá conta de um aumento da velocidade de referência da operadora dos 4 para os 12 Mb e responde directamente à iniciativa da PT que ontem também anunciou o upgrade da sua velocidade de referência dos 4 para os 8Mb.



A migração será feita ao longo das próximas semanas, sem custos para o utilizador, explica um comunicado. A oferta de até 24 Mb tem uma mensalidade associada de 34,90 euros e a oferta de 12 Mb tem um custo de 12 Mb.



A actualização de velocidades na banda larga sem custos para o utilizador iniciou-se há cerca de ano e meio e desde então fez disparar as velocidades de referência no ADSL dos 512 Kbps para os 8 Mb ontem anunciados pela PT.




Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com a informação do lançamento da nova gama de serviço pelo Clix


Notícias Relacionadas:

2006-06-06 - Novis e Clix aumentam velocidade de ADSL até 20Mbps

2005-05-18 - Clientes da PT aumentam progressivamente velocidade de banda larga a partir de amanhã