A DECO Proteste analisou a qualidade das redes 4G disponíveis pelas três principais operadoras de telecomunicações, a MEO, NOS e Vodafone. Para tal foram utilizados dados da avaliação de 56 mil utilizadores através da sua plataforma QualRede, que mede a qualidade da rede.

Os testes incluíram os resultados da velocidade de download e upload, qualidade de navegação pela internet e da visualização de conteúdos em streaming. Os resultados apontam para uma vitória da NOS, que no total somou 30.455 pontos, seguindo-se a MEO com 26.147 pontos e por fim a Vodafone, com 25.097 pontos.

Deco Proteste - maio 2022

A ferramenta de benchmark para medir as redes da DECO Proteste, destacam ainda as velocidades das redes 5G. Neste caso, quanto a downloads, é a MEO que está neste momento à frente da corrida da nova geração. A operadora da Altice Portugal registou uma média de 192,2 MB de velocidade de download 5G, contra os seus 39,4 MB na rede 4G. A NOS surge em segundo com 160,8 MB no 5G contra os seus 44,9 MB de 4G. E por fim, a Vodafone, registou 152 MB de download de 5G contra os seus 36,2 MB de 4G.

Para calcularmos a pontuação relativa à velocidade, somamos dois terços do valor em Kbps apurado para o download a um terço da marca registada no upload”, explicou António Alves, Coordenador da Área de Hi-Tech da DECO Proteste. Assim, se um operador registar 30.000 Kbps de velocidade média no download e 12.000 Kpbs no upload, são 24.000 pontos.

Diz ainda que a pontuação na qualidade “é a soma de metade da qualidade no streaming, que depende da percentagem de tempo de visualização sem interrupções nem erros, com metade da qualidade a navegar, medida pela percentagem de carregamento de páginas sem erros e no tempo certo”. Por isso, se na primeira medição for 90% e na segunda de 70%, a qualidade total será de 80%.

Sobre os testes ao 5G, António Alves diz que, mesmo não havendo uma disponibilidade equitativa da rede 4G em todo o país, salienta que o desenvolvimento da rede 5G, as suas medições parecem ser animadoras. No download, o 5G multiplica a velocidade do 4G por 3,5 vezes e no upload, ficam entre 1,5 a 2 vezes melhor desempenho que a rede anterior.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.