Os dados fazem parte do inquérito que a Anacom promove de dois em dois anos, sobre a utilização dos serviços de comunicações eletrónicas entre as PME portuguesas, relativo a 2016.

Os resultados mostram que a taxa de penetração do serviço telefónico fixo (STF), do serviço telefónico móvel (STM) e do serviço de acesso à Internet (SAI) situava-se entre os 91 e os 95%.

Apesar de apresentar um dos níveis de penetração mais reduzidos (64,1%), o serviço de Internet móvel (SAIM) foi o que mais cresceu entre 2014 e 2016, registando mais 9,6 pontos percentuais), seguindo-se o serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição (STVS), que cresceu 7,7 pontos percentuais.

O principal tipo de ofertas subscritas pelas PME são ofertas multiple play ou em pacote. A penetração deste tipo de ofertas nas PME cresceu substancialmente entre 2007 e 2014, atingindo 88% nessa data.

Em 2016, a taxa de penetração de pacotes é semelhante à registada há dois anos (88%). O pacote quadruple play (4P) com a combinação de telefone fixo, telefone móvel, serviço de acesso à internet fixa e serviço de acesso à internet móvel manteve-se como o mais popular (26% dos pacotes), seguindo-se o pacote quintuple play (16%).

No que respeita à utilização de novas tecnologias e serviços de informação e comunicações, destacam-se sobretudo os serviços over-the-top, nomeadamente o serviço de mensagens pela internet (34,5%) e o serviço de voz sobre a Internet (25,7%). Cerca de 17,9% das PME inquiridas recorriam ao cloud computing - mais 6,4 pontos percentuais face a 2014.

De acordo com o inquérito realizado, a MEO continuou a ser o principal prestador entre as PME nos serviços em pacote e nos serviços fixos fora de pacote. Seguem-se o grupo NOS e a Vodafone, sem significativas diferenças entre si.

A Vodafone era o maior prestador de serviços móveis fora de pacote embora com um decréscimo significativo desde 2014. Em compensação foi o que mais cresceu nos serviços em pacote.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.