O relatório do regulador das comunicações em Portugal indica que o número de estações base de 5G cresceu 2% no terceiro trimestre de 2024 e que já existem 10 592 estações instaladas pela MEO, NOS e Vodafone. Os dados são declarados pelos operadores e não incluem ainda a Digi, que começou operações em novembro mas que já está a instalar rede há vários meses.
De acordo com a ANACOM, "atendendo às características das redes móveis 5G – que se antecipa que venham a ter um grau de densidade de antenas relativamente elevado por comparação com tecnologias anteriores – é expectável que continue a existir um ritmo relevante de investimento na instalação de mais estações de base, com vista ao reforço da cobertura e da capacidade das redes".
Três anos depois do fim do leilão e a atribuição das primeiras licenças de 5G em Portugal, a ANACOM reconhece o crescimento das redes 5G em Portugal mas avisa que "não existe uma distribuição homogénea ao longo do território". É ao longo da faixa litoral, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e no Algarve, que se nota a maior concentração de estações 5G.
A rede 5G chega agora a todos os conselhos do país, no total de 308 concelhos e 2.217 freguesias, o que corresponde a 72% do número total. "A área total das freguesias onde não existem estações 5G representa 13,6% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 7,3% da população nacional", indica ainda o relatório.
"No final do 3º trimestre de 2024, apenas os concelhos de Mesão Frio, Pedrogão Grande e de Resende, não dispunham de estações de base instaladas pelos três operadores", refere a ANACOM.
A ANACOM realça porém que "a existência de uma ou mais estações 5G numa dada freguesia não significa a cobertura de 100% da população dessa freguesia"
Veja as imagens para mais detalhes
Segundo os dados, a densidade de estações de base 5G em Portugal, no final do terceiro trimestre de 2024, é de uma estação de base por cada 9 quilómetros quadrados. "Constata-se também que existem, em média, 102 estações de base 5G por 100.000 habitantes", refere a mesma fonte.
Quem está à frente na instalação de mais estações base?
Até setembro, a Nos é a operadora que instalou mais estações de base 5G (4.780), sendo seguido pela Vodafone (4.276) e pela MEO (1.536). Mas foi a Vodafone que mais cresceu neste trimestre, colocando mais 139 estações, enquanto a Nos colocou mais 70 e a Meo apenas mais 15.
Já o número de concelhos em que cada um dos três operadores possui estações instaladas é muito semelhante. "A Nos e a Vodafone têm estações de base 5G instaladas na totalidade dos concelhos existentes no país (308), enquanto a MEO está presente em 305 concelhos, sem alteração face ao trimestre anterior", refere o regulador.
O relatório completo está disponível em PDF no site da ANACOM.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
O que é que lhe apetece perguntar hoje à Inteligência Artificial? -
Site do dia
Este website é um editor de IA que ajuda a colocar palavras atrás de imagens -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários