Chama-se com.escolha e é uma nova ferramenta de comparação de tarifários criada pela Anacom que vai estar online a partir desta quarta-feira, dia 1 de Junho, permitindo simular custos e "confrontar" os serviços de televisão, Internet, telefone móvel e telefone fixo prestados pelos diferentes operadores, a partir de um único local.

O novo recurso vai integrar o recém-lançado Portal do Consumidor, e insere-se na estratégia do regulador de aumentar e melhorar a informação prestada aos cidadãos na área das telecomunicações.

A informação disponibilizada é inserida e validada pelos próprios operadores. À Anacom coube a responsabilidade de desenvolver a plataforma de simulação. "O nosso objectivo foi oferecer aos consumidores algo que lhes permite comparar ofertas e construir um conjunto de serviços que gostassem de ter, à sua medida", justificou Filipe Baptista, administrador da Anacom.

O com.escolha vem substituir o antigo Observatório de Tarifários, que só abrangia a área dos serviços de telefonia móvel e fixa, e que tinha sido descontinuado em Janeiro, mas cuja informação pertinente foi agora incluída no novo recurso. "Abdicámos de informação que não era relevante, acrescentámos mais dados, com maior abrangência, simplificámos a linguagem e penso que conseguimos que o serviço tenha uma apresentação muito mais intuitiva".

O projecto estava a ser preparado desde Julho do ano passado, tendo sido apresentado aos operadores em Abril deste ano, que desde logo se mostraram disponíveis para participarem, carregando a informação com todos os itens a que a plataforma obriga, para que possa ser criada a simulação.

Numa determinada consulta, os vários tarifários aparecem ordenados por custos médios mensais, calculados por um período de 12 meses.

Até ao final da manhã desta terça-feira, já todos os operadores tinham carregado a informação sobre os seus tarifários, mas só a Vodafone, Optimus, Cabovisão, Ar Telecom tinham todos os dados validados e prontos a ficar online, assim como a TMN, relativamente aos tarifários de acesso à internet móvel.

A Anacom conta que até à altura do portal ficar disponível os restantes operadores validem toda a informação carregada. O com.escolha fica online a partir do meio-dia desta quarta-feira.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.