
Há novas regras e preços para o roaming nos países da União Europeia a partir de hoje. Limite de 50 euros nas despesas de dados, com direito a alerta, e descida dos preços grossistas estão entre as novidades, medidas que, segundo os operadores móveis portugueses contribuem para democratizar o acesso ao serviço.
Os operadores móveis concordam que as medidas previstas no regulamento de roaming contribuem para promover a sua utilização. "Consideramos que os clientes têm hoje mais informação sobre os preços do roaming e mais mecanismos à sua disposição para controlar os seus gastos quando utilizam o seu telemóvel no estrangeiro", disse fonte da TMN, contactada pelo TeK.
A operadora diz que, paralelamente, tem vindo a fazer um esforço para simplificar os seus planos de preços. "A oferta da TMN é hoje mais segmentada e mais diversificada em função das necessidades de cada cliente, utilizador pontual versus utilizador intensivo".
A aposta da Vodafone também vai no sentido de tornar o serviço de roaming mais competitivo e atractivo para os seus clientes, "tanto através da redução nominal dos preços como através do lançamento de novos serviços com tarifários ajustados à diversidade de perfis e necessidades", medidas que têm vindo a contribuir para o crescimento gradual da utilização do serviço de roaming desde o seu lançamento, garante.
De acordo com o novo pacote de medidas europeu, a partir desta quinta-feira será automaticamente aplicado um limite de 50 euros (sem IVA) nas despesas de dados em roaming, a menos que os clientes tenham escolhido outro limite - mais alto ou mais baixo.
Os operadores ficam obrigados a enviar aos utilizadores um aviso quando as despesas atingirem 80 por cento do limite estipulado, tendo de cortar a ligação móvel à Internet quando o limite for alcançado, a menos que o cliente tenha indicado que deseja continuar a utilizar os serviços de dados em roaming durante esse mês.
Além dos alertas, o preço máximo grossista de dados baixará de 1 euro para 0,80 euros por megabyte. Já o preço máximo de uma chamada efectuada em roaming passará a ser de 0,39 euros por minuto (valores sem IVA), em vez dos actuais 0,43 euros. Por sua vez as chamadas recebidas passarão a custar, no máximo, 0,15 euros por minuto, em vez de 0,19 euros.
“Realizar e receber chamadas quando se está noutro país da UE passa a ser 73 por cento mais barato do que em 2005, altura em que a UE iniciou a luta contra as tarifas excessivas de roaming”, assegura a Comissão Europeia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários