
O PoSAT-2 deu um passo decisivo na sua jornada espacial ao ser libertado pelo veículo ION, da D-Orbit, esta quarta-feira, às 07h55, numa manobra bem-sucedida.
Alguma horas mais tarde, às 10h25, a Lusospace recebeu os primeiros sinais, confirmando a ativação do satélite. A comunicação foi totalmente estabelecida às 15h15, referiu a equipa.
Após a libertação do "rebocador espacial", o PoSAT-2 entra agora na fase de verificação de todas as funcionalidades dos seus sistemas e subsistemas, conhecida como LEOP (Launch and Early Orbit Phase), antes de iniciar as operações principais, como a recolha de dados AIS e a comunicação marítima.
O marco foi celebrado pela LusoSpace como um momento histórico, tanto para a empresa como para o sector espacial português. “Estamos extremamente entusiasmados com o que vem pela frente”, partilhou a equipa.
O PoSAT-2 tem a missão de apoiar o monitorização do tráfego marítimo e facilitar comunicações. Este é o primeiro de uma constelação de 12 microssatélites, com um orçamento total de 15 milhões de euros, que pretende criar um "WAZE dos oceanos", oferecendo dados cruciais para embarcações em tempo real.
A expectativa é que os primeiros dados do satélite estejam disponíveis em novembro, marcando o início de uma nova era para as comunicações marítimas.
Esta atualização confirma as expectativas traçadas anteriormente pela Lusospace, destacando a eficácia e os avanços tecnológicos do projeto.
Enquanto o PoSAT-2 já celebra os seus primeiros sinais no espaço, o "companheiro de viagem" Prometheus-1 não tem novidades a anunciar, por enquanto.
Veja na galeria imagens do lançamento dos satélites
Desenvolvido pela Universidade do Minho em colaboração com o Instituto Superior Técnico e a Universidade de Carnegie Mellon, o Prometheus-1 reflete uma abordagem pedagógica ao ser concebido como uma ferramenta educativa para alunos de engenharia aeroespacial.
Com apenas cinco centímetros de lado e 250 gramas de peso, carrega tecnologia capaz de captar imagens e avaliar o desempenho de sistemas no espaço, funcionando como um “laboratório em órbita”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pokémon Legends Z-A chega no final do ano. Mas há mais novidades dos monstrinhos a chegar -
App do dia
Nova app Shar quer “mudar o jogo” do aluguer de artigos em nome do consumo sustentável -
Site do dia
Genaimo transforma texto em animações 3D de forma simples -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários