Foi no dia 31 de dezembro de 2014 que a Meo desocupou por completo os escritórios do edifício Marconi, situado na Avenida Álvaro Pais, em Lisboa, e também o datacenter, com os servidores a serem mudados para o seu centro de dados na Covilhã. A mudança fazia parte do plano desenhado pela PT Portugal para a concentração na Covilhã de cinco dos seus datacenters que estavam dispersos em várias localizações.

O complexo processo de migração de toda a infraestrutura de TI do negócio móvel demorou seis meses, permitiu a virtualização de 80% dos servidores e contou com o envolvimento da EMC Portugal.

Segundo contou ao Semana informática Carlos Moura, diretor da DTI, a unidade responsável pela gestão das infraestruturas de TI e centros de dados da PT Portugal, "só a fase de planeamento e levantamento das infraestruturas demorou cerca de oito meses", para além dos restantes seis para mover os servidores com 610 terabytes de informação.

Dos 520 servidores transferidos, que servem atualmente 7,3 milhões de pessoas e mais de 260 lojas em todo o país, 250 eram físicos e 270 virtuais. Graças ao processo de conversão de physical to virtual, através da solução VMware Converter, restaram apenas 54 físicos.

A migração dos equipamentos foi feita na sua maioria durante as madrugadas dos fins de semana e o último servidor abandonou o prédio lisboeta no último dia de 2014.

"Fazer o relacionamento e o impacto que cada aplicação teria no ecossistema móvel e com outros ecossistemas que também comunicam com outras infraestruturas" foi a principal dificuldade de todo o processo, explicou Carlos Moura.

O datacenter da PT Portugal contempla uma área de 75 mil metros quadrados e permite alojar 50 mil servidores. Numa fase de maior desenvolvimento é esperada a criação de 400 empregos diretos e de 1.000 indiretos. A sustentabilidade da infraestrutura é em parte garantida por 1.610 painéis fotovoltaicos, que produzem 30% da energia, e ainda por uma sub-estação de alta tensão.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foram feitas pequenas alterações no texto.