Quase cinco milhões de utilizadores já fizeram o download da aplicação para utilizar o Skype no iPhone, avançam vários meios de comunicação internacionais, com base em declarações de um porta-voz da empresa de chamadas de voz sobre IP.

O número foi atingido em menos de uma semana, sendo que o software do Skype para os telemóveis 3G da Apple só ficou disponível na loja de aplicações da maçã no passado domingo, 30 de Maio.

A empresa adiantou ainda ter registado uma boa aceitação nas suas três principais regiões de negócio: Europa, América do Norte e região da Ásia Pacífico.

A nova versão permite efectuar chamadas de voz sobre IP através do Skype utilizando a ligação 3G dos modelos mais recentes do iPhone. O serviço permite comunicar entre clientes Skype ou para outros números, fixos ou móveis, a tarifas mais atractivas que as normalmente cobradas pelas operadoras nas chamadas telefónicas.

A oferta de lançamento do serviço incluía a possibilidade de ligar gratuitamente para outros clientes Skype até ao final de 2010, explicou a empresa num comunicado online à data do lançamento.

Na mesma nota é referido que os valores a cobrar posteriormente serão divulgados "nos próximos meses", mas as chamadas baseadas na ligação Wi-Fi dos smartphones irão continuar a ser gratuitas.

À Reuters, o director geral para área de mobile da empresa disse que teriam de começar a cobrar pelos serviços para assegurar a qualidade das chamadas baseadas na rede 3G, mas não adiantou mais detalhes sobre os preços.

Afirmou, no entanto, que os preços teriam de ser "competitivos" face aos concorrentes e disse estar consciente de que actualmente os clientes usam gratuitamente o serviço pelo que não está interessado em estabelecer valores que excluam a empresa do mercado.