A Ericsson estima que até 2023 existam cerca de mil milhões de subscrições 5G. Com um plano de implementação que contempla primeiro as áreas urbanas mais densas, a próxima geração de tecnologia móvel chegar a mais de 20% da população mundial até ao final de 2023.

Número de operadoras que estão a testar 5G mais que duplicou num ano
Número de operadoras que estão a testar 5G mais que duplicou num ano
Ver artigo

As primeiras redes comerciais baseadas no 5G New Radio (NR) devem arrancar em 2019, mas prevê-se que as grandes implementações só ocorram em 2020. As primeiras implementações estão previstas para mercados como os EUA, a Coreia do Sul, o Japão e a China.

Nos Estados Unidos, a Verizon tem planos para instalar equipamentos capazes de fornecer ligações 5G em, pelo menos, três cidades norte-americanas até ao final do próximo ano. Em Portugal, Vodafone e Altice têm testado a tecnologia.

Os dados do mais recente Mobility Report indicam ainda que o tráfego de dados móveis continua a crescer, dinamizado pelo aumento da visualização de conteúdos em vídeo. O LTE deverá ser a tecnologia de acesso dominante no final deste ano, impulsionada pela procura por uma experiência de utilização melhorada e redes mais rápidas