Desde sábado, dia 30 de Agosto, entraram em vigor novos preços para a chamada Eurotarifa. Um tarifário que todos os operadores móveis da União Europeia estão obrigados a ter na sua oferta, com um tecto máximo definido pelas autoridades europeias.

A primeira fase de implementação do tarifário que procura harmonizar preços das chamadas feitas em roaming no espaço europeu está em vigor há um ano e cumpriu os objectivos de redução de preços preconizados pela Comissão Europeia. A partir do próximo dia 30 de Agosto entra em vigor a segunda das três reduções de preços definidas pelo organismo.

As chamadas efectuadas passam de um valor máximo de 0,49 euros para 0,46 euros, enquanto as chamadas recebidas passam de 0,24 euros para 0,22 euros, valores que não incluem IVA. A implementação da Eurotarifa fica completa no próximo ano com a última redução programada. Um ano depois, em 2010, a situação do mercado é revista.

Dados recolhidos pela Comissão Europeia quando avaliou as discrepâncias dos preços de roaming na Europa indicavam que em média um cidadão da UE pagava por minuto 1,15 euros para realizar uma chamada em roaming.

Numa nota sobre a entrada em vigor dos novos preços de roaming, a Comissão Europeia recorda que se mantêm as discrepâncias nos preços das comunicações de dados, nomeadamente MMS e SMS. Recorde-se, no entanto, que um pacote de medidas para esta área já está em preparação.



Notícias Relacionadas:

2008-06-30 - Eurotarifa garante poupança de 60% nas tarifas de roaming