Os preços praticados nos serviços de telecomunicações têm sido uma das fontes de discórdia entre o regulador do mercado português e as operadoras. Recorrendo a diferentes fontes, e análise de dados, a Anacom indicava em novembro que Portugal está entre os países com preços mais elevados, com base no DESI, enquanto a Apritel, a associação que representa o sector, usava dados do Eurostat para dizer que Portugal está entre os países em que os preços mais baixaram.

O certo é que as comunicações têm um peso significativo no orçamento familiar, e por isso o que interessa é avaliar o custo total dos serviços, mas também se com um novo ano os preços vão subir. E ainda qual é o custo das propostas de 5G que já começaram a ser integradas nas ofertas das operadoras.

O SAPO TEK questionou as empresas de telecomunicações em Portugal sobre se pretendem atualizar os preços em 2022 e as respostas foram bastante diferentes. Fonte oficial da Vodafone respondeu mesmo que “a esta data ainda não nos é possível antecipar eventuais atualizações de preços”, o mesmo acontecendo com a NOS, apesar de estarmos já em dezembro.

Mais concretas nas respostas, a NOWO e a MEO partilharam a sua estratégia para o início do próximo ano.

A NOWO adiantou ao SAPO TEK que “não estão previstas atualizações de preço pela NOWO” e indicou que “sempre tivemos como objetivo oferecer serviços a preços justos e adaptados à realidade das famílias portuguesas e somos reconhecidos como o operador que tem os pacotes de serviços mais económicos”.

Já a operadora do Grupo Altice respondeu que “A MEO procedeu a uma atualização do preço base de mensalidade em tarifários/pacotes, com efeito a partir de 1 de janeiro de 2022, de acordo com as condições contratuais”.

Fonte da operadora detalha que “os clientes abrangidos pela atualização de preços foram devida e atempadamente informados, em cumprimento de todos os preceitos contratuais e legais, encontrando-se toda a informação disponível em https://www.meo.pt/condicoes2022 a partir de 1 de dezembro de 2021”. O link remete para um documento de 17 páginas onde são detalhados os preços a aplicar nos vários pacotes, quais as ofertas que são descontinuadas e as condições específicas de cada um. Por exemplo no pacote M4, com TV, Net 1000, Voz e Móvel 10 GB, o preço passa de 77,19 euros para 77,69 euros, sendo generalizada a subida de 50 cêntimos nas mensalidades dos vários pacotes.

Pacotes de preços sobem com o 5G

Depois de um longo leilão em que o encaixe com o espectro do 5G foi de 566,8 milhões de euros, dos quais 410 milhões já entraram este ano nos cofres públicos, as operadoras têm investimentos pesados a fazer. O primeiro valor a pagar foi o das licenças, para poderem dar início ao serviço, mas os custos para fornecer cobertura de 5G não ficam por aqui e somam o desenvolvimento das infraestruturas, marketing e planos de preços, entre outros.

A DECO Proteste já fez as contas às primeiras ofertas e alertou para o facto das operadoras se prepararem para aumentar os preços em 5 euros em alguns pacotes.

As primeiras ofertas para pacotes de serviços que foram reveladas pela NOS e a Vodafone, que decidiram permitir a utilização gratuita dos serviços até final de janeiro de 2022. Mas em alguns tarifários serão aplicados custos adicionais depois disso.

A NOS esclarece que os clientes de voz móvel com tarifários Sem Limites, com tarifários que têm plafond base 10GB ou superior e clientes de internet móvel pós paga com todo o tráfego incluído, vão poder usar o 5G " sem custos adicionais e para sempre", como já tinha divulgado. Fora destes planos, "todos os clientes NOS com outros tarifários também têm o referido acesso gratuito e sem compromisso à tecnologia 5G, até 31 de janeiro. A partir desta data, aqueles que desejarem manter o serviço 5G podem ativar o Upgrade 5G, pelo valor mensal de 5 euros".

A regra é semelhante na Vodafone e fonte da empresa respondeu ao SAPO TEK que "a partir no final do período experimental, que termina a 31 de janeiro de 2022, o 5G estará integrado por defeito nos tarifários pós-pagos Red 10GB, Red Infinity e pré-pagos Vodafone You 10GB e Yorn X 10GB, sendo aplicado aos demais tarifários, opcionalmente e portanto apenas mediante pedido do cliente, o valor mensal de 5 euros".

O mesmo princípio e prazo é aplicável aos clientes empresariais, estando o 5G disponível de forma automática e integrado nos tarifários Red 10GB, V4 e em todos os planos Infinity. Noutros tarifários, e em caso de decisão de continuidade de acesso ao 5G por parte do cliente, o valor mensal de 4,07 euros mais IVA, o que corresponde aos mesmos 5 euros dos tarifários de consumo.

A NOWO está ainda a trabalhar no desenvolvimento das infraestruturas e foi a primeira operadora que pediu o acesso ao roaming nacional. Em resposta ao SAPO TEK lembra que "o licenciamento para construção de infraestruturas 5G foi dado no decorrer do último mês e como tal acreditamos que a implantação de todas as redes com uma amplitude nacional poderá acontecer até ao final do ano 2022".

Fonte da operadora que até agora tinha oferta apenas na rede fixa refere ainda que "o objetivo da NOWO é oferecer ao mercado um serviço de 5G com uma proposta de valor que corresponda às expetativas para este serviço. Não queremos defraudar as expetativas dos consumidores oferecendo um serviço 5G com limitação nas velocidades como aconteceria agora".

No caso da MEO o serviço comercial só será lançado a 1 de janeiro de 2022 e a operadora do Grupo Altice não adianta ainda a estratégia de preços que vai aplicar para a quinta geração móvel.