De acordo com números hoje divulgados pela Anacom as receitas do serviço fixo caíram 0,9% face aos mesmos três meses de 2012, num número que contempla receitas individualizadas e integradas em pacotes de serviços.


O trimestre fica marcado pela descida do número de acessos analógicos, RDIS e baseados em tecnologia GSM ou UMTS. Apenas o número de acessos baseados em tecnologias VoIP/VoB aumentou. Nesta categoria, que cresceu 3,2% no período em análise, incluem-se as ligações baseadas em redes de alto débito.



O número total de acessos telefónicos fixos no final de dezembro atingia os 4,5 milhões, menos 0,6% que um ano antes, traduzindo a utilização a existência de 43,2 acessos por cada 100 habitantes. O número de minutos de conversação na rede fixa também diminuiu: 4,7% para 1,9 mil milhões, com cada utilizador a falar em média 121 minutos mensais para outros números da rede fixa, 12 minutos para redes móveis e 8 minutos para destinos internacionais.



No final do ano a PT continua a dominar o mercado, com uma quota de 56,4%. A Zon Optimus é a concorrente mais próxima, com uma quota de 31,2%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico