Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, é o mais recente município a distribuir telemóveis entre a população sénior, com o objectivo de garantir maior segurança aos mais idosos e, ao mesmo tempo combater o isolamento entre estas gerações.

Os telemóveis fazem parte de um sistema de tele-alarme a implementar na cidade, igualmente formado por uma pulseira com um botão que pode ser colocada no pulso ou à volta do pescoço.

O telefone serve para fazer chamadas para os bombeiros, a partir da tecla de SOS incorporada, ou para três familiares, cujos números ficam atribuídos às outras teclas.

O sistema criado foi desenvolvido pela autarquia, com a colaboração de uma empresa de teleassistência e prevê a distribuição de um total de 50 telemóveis até Janeiro de 2011.
"Nesta primeira fase serão distribuídos 10 dispositivos para os que vivem isolados. No início de Janeiro serão entregues os restantes 40", explicou Sandra Pontedeira, vereadora, em declarações ao jornal Correio da Manhã.

Todos os cidadãos que receberem o telemóvel terão direito à visita de um técnico a casa para explicar como funciona o terminal. "É agir na prevenção. Dar o máximo de segurança quer a nível de saúde, porque as chamadas são atendidas por um enfermeiro, quer uma voz amiga, para combater a solidão", acrescentou a responsável.

Vila Nova de Cerveira entra desta forma para o conjunto de municípios portugueses que decidiu implementar um projecto de assistência a idosos pela distribuição de telemóveis, onde já constam, por exemplo, autarquias das regiões de Braga e Setúbal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.