Tim Berners-Lee, que fica para a história como pai da World Wide Web, defende que a Internet deve manter-se uma plataforma aberta. Qualquer movimento que venha alterar a forma como funciona a infra-estrutura base da Internet pode prejudicar a inovação e desenvolvimento e permitir que os grandes grupos dominem a entrega de conteúdos.


O responsável, que falava no Nokia World 2010 em Londres, defendeu a neutralidade da Internet e sublinhou que não assegurar este princípio pode significar mudanças não desejáveis na infra-estrutura de rede da Web. Qualquer tentativa para controlar e segmentar tráfego de Internet deve ser combatida, defende.


"Há por aí muitas empresas que gostariam que os seus sites carregassem mais depressa que os dos concorrentes, ou governos que adorariam poder restringir ou desacelerar o acesso a certos sites por razões políticas, mas no momento em que a neutralidade da Internet for abandonada perde-se a web tal como é hoje".


A segurança também é uma preocupação para Tim Berners-Lee que defende a criação de sistemas mais eficazes, capazes de prevenir a crescente exposição de dados pessoais por aplicações móveis.

Tim Berners-Lee lembrou ainda que a Internet ainda só é usada por 20 por cento da população mundial, frisando que há 80 por cento do mundo ainda sem tirar partido da Sociedade da Informação. Também referiu que nas suas viagens pelos países em vias de desenvolvimento tem percebido que a Internet pode ter um papel importante na conquista de serviços de primeira necessidade como a saúde.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.