Os dados foram partilhados pela Anacom e são referentes ao primeiro trimestre do ano, quando se registou uma subida de 2,6% face aos últimos três meses de 2014. A subida é mais significativa quando comparada com o trimestre homólogo, com um aumento de 12%.



Juntar na mesma fatura os serviços de televisão por subscrição, telefone fixo, internet e telemóvel, aos quais se junta por vezes a internet de banda larga móvel, traz vantagens no custo final, o que já convenceu 74 em cada 100 famílias.



No final do primeiro trimestre os pacotes de triple, quadruple ou quintuple play (3Play, 4Play ou 5Play como também são referidos) já representavam 82,9% do total das ofertas em pacote.

A fusão de três serviços (o 3Play) é a modalidade preferida, com 44,4% dos clientes a optarem por este modelo, seguindo-se o 5Play, com 35,7%. Este é o modelo que mais tem crescido nos últimos meses, também pelo reforço das propostas das operadoras.



Em valor, as receitas de serviços em pacote atingiram os 360 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, o que representa mais 34% do que o valor registado no período homólogo.



A Anacom recorre ao barómetro de telecomunicações da Marktest para indicar que entre janeiro e março de 2015 a fatura média mensal das famílias era de 52,15 euros, o que representa uma subida média de 4,9% face ao mesmo período do ano passado.



Este valor representa uma subida acima dos valores de atualização aplicados pelas operadoras no início do ano, que rondaram os 3%, mas podem estar também relacionados com a adição de novos serviços aos pacotes base.



Quando à dispersão de clientes entre as operadoras, a Meo lidera com maior quota de serviços em pacote (43,7%), seguindo-se a NOS com 38,5% e a Vodafone com 10,9%. O grupo Altice (Oni e Cabovisão) representam 6,9%. A Meo é líder nas ofertas em quintuple play, enquanto a Nos domina nas ofertas de 2Play, 3Play e 4Play.



Em termos de receitas é também a Meo que está na linha da frente, com uma quota de 46,7%, seguindo-se a Nos com 37,1% e a Vodafone com 9,8%. O Grupo Altice tem apenas 6,3%.