O Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro anda à procura das ideias mais loucas sobre o futuro das telecomunicações, no Concurso Nacional das Telecomunicações.



O desafio, realizado em parceria com o Instituto de Telecomunicações de Aveiro e a Portugal Telecom, dirige-se aos alunos do ensino secundário e pretende tirar partido do facto de serem os mais novos quem geralmente tem os sonhos mais avançados e mais revolucionários, como explica a instituição.



Também tem o objetivo de aguçar o interesse dos alunos pelas telecomunicações e passar a mensagem de que a área das telecomunicações - na UA - tem taxas de empregabilidade na ordem dos 100%.



Os trabalhos apresentados a concurso podem ter "qualquer formato ou feitio" e devem ser entregues até ao dia 22 de julho. Os 10 melhores - mais criativos e inovadores - vão ser apresentados e expostos na universidade.



Há também prémios para os três primeiros. O vencedor recebe um smartphone Samsung 4G, o 2º recebe também um smartphone e o 3º classificado um telemóvel.



Se há 50 anos atrás o telemóvel, o computador portátil ou mesmo a Internet podiam ser encaradas como ideias loucas, daqui a mais 50 aquilo que hoje parece estranho pode revelar-se o futuro, defende a UA.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira