
A velocidade média da Internet em Portugal é de 5,9Mbps, um valor que coloca o país na 42ª posição mundial nessa área, de acordo com os dados agregados pela consultora Akamai. Os resultados dizem respeito ao último trimestre do ano passado, representando o número conseguido por Portugal um crescimento anual de 18% e trimestral de 6%.
Quando a medida diz respeito as velocidades médias máximas que são atingidas Portugal sobe umas posições até ao 24º lugar, com um pico de 37,2Mbps. Neste parâmetro de análise o crescimento trimestral foi de 14% e o anual situou-se nos 15%. Apesar de os valores parecerem significativos, acabam por não o ser quando existem vários países que registaram crescimentos anuais acima dos 30%.
Portugal registou no entanto um crescimento de 81% relativamente a 2012 no número de pessoas que têm ligações de Internet com velocidades acima dos 10Mbps – neste ranking Portugal ocupa a 36ª posição, com 10% do país estando nesta fatia. Outros 66% têm Internet cujas velocidades variam entre os 4 e os 10Mbps, estando os restantes 24% com velocidaes abaixo dos 4Mbps.
O relatório trimestral da Akamai, mais focado na questão dos ataques feitos através da Internet, revela ainda que 0,1% do tráfego mundial de ataques informáticos têm origem em Portugal. Neste segmento a China continua a ser a líder destacada, sendo a fonte de 35% do tráfego de ataques que são feitos em todo o mundo.
O estudo revela ainda mais análises, nas quais Portugal ainda não tem muita expressão. Por exemplo, a Suíça é atualmente o país que mais tráfego em IPv6 gera com 9,3%, seguido da Roménia e do Luxemburgo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Berkeley Humanoid Lite é um robot de código aberto que pode construir em casa com uma impressora 3D -
App do dia
PolyLia desafia-o a aprender novas línguas enquanto se diverte com amigos -
Site do dia
Vende produtos usados na Vinted ou outras plataformas? Esta ferramenta realça as imagens -
How to TEK
Cansado do ecrã de bloqueio do iPhone? Mude a organização com os widgets
Comentários