As vendas de telemóveis diminuíram 19 por cento no mercado português durante o segundo trimestre deste ano, de acordo com os últimos dados da IDC. A consultora apurou para o período entre abril e junho um total de 1,36 milhões de dispositivos vendidos, dos quais 377 mil eram smartphones e os restantes 981 mil telemóveis tradicionais.



Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC, explica que os números do segundo trimestre traduzem "uma queda sem precedentes" que traduz uma forte diminuição da procura.


O segmento de telefones móveis tradicionais continua a dominar o mercado português, representando mais de 70 por cento, pelo que o crescimento de 39 por cento, registado nas vendas de smartphones, acabou por não servir para compensar a queda de 30 por cento nas vendas de telemóveis convencionais.


O IDC European Mobile Phone Tracker também confirma a liderança da Samsung, que ultrapassa a Nokia, líder histórica no mercado português. Uma tendência que outros dados já antecipavam. Para a consolidação da posição da Samsung tem contribuído o sucesso do Android e a diversidade de modelos que a empresa tem lançado com este sistema operativo móvel.


"A transição para o sistema operativo da Microsoft, o Windows Phone, tem-se mostrado penalizadora para as vendas do fabricante finlandês", que diminuiu o ritmo de novos lançamentos Symbian, defende ainda o responsável da IDC, citado em comunicado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.