Um estudo realizado pela FlightView, empresa que fornece informação sobre viagens e aplicações para dispositivos móveis, revela que os viajantes utilizam cada vez mais a Internet em aeroportos e esperam que as companhias aéreas desenvolvam melhores aplicações e serviços para obter informações sobre os seus voos.

Em comunicado, Mike Benjamin, CEO da FlightView, indica que se tem registado uma "mudança fundamental na forma como as pessoas viajam" e também uma "dependência crescente" na utilização de dispositivos móveis pelos viajantes.

Mais de 2.600 pessoas foram entrevistadas e partilharam a sua utilização da Internet durante as viagens. Cerca de 94% dos viajantes mostram vontade em aceder, nos dispositivos móveis, a informações sobre os voos antes da partida.
A maioria dos viajantes leva consigo um dispositivo móvel (80 por cento dos entrevistados usam um smartphone e mais de 35 por cento usam um tablet e/ou portátil) e talvez por isso esperem que os aeroportos e as companhias aéreas desenvolvam um melhor acesso.

Cerca de 75 por cento dos entrevistados mostram, por exemplo, interesse em receber um alerta móvel no momento do embarque.

"As mudanças de porta, atrasos e cancelamentos - muitas vezes inevitáveis - podem ter um impacto negativo na experiência de um viajante. Mas, quando os aeroportos e companhias aéreas fornecem informações precisas e atualizam a informação para os telemóveis assim que ela estiver disponível, os clientes ficarão agradecidos e mostram-se leais ao fazerem planos de viagens futuras", explicou Benjamin.

Mais de 35 por cento dos entrevistados pretendem usar o seu dispositivo móvel para compra de ingressos e atualizações ou visualização de cupões para lojas e restaurantes do aeroporto.

Para além das opções móveis de compra, mais de 66,5 por cento dos inquiridos querem ter a capacidade de fazer novas reservas e 65,9 por cento pretendem visualizar os mapas dos terminais.

"Os aeroportos e as companhias aéreas precisam de ir mais além do que mostrar informações estáticas em aplicativos móveis e sites", explicou o CEO da FligthView. Será necessário, acrescentou ainda, que façam "atualizações em tempo real" e "ofereçam funcionalidades essenciais para informar e capacitar os seus clientes a tomarem melhores decisões em movimento".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico