(Corrigida)
Ainda não tinha telemóveis à venda e a Vodafone Portugal já estava a fazer ajustamentos aos seus tarifários. De forma discreta a operadora baixou alguns preços até 50% e aumentou o tráfego Internet, adicionando também pacotes de SMS.

Luisa Pestana, Directora de comunicação institucional da Vodafone Portugal, explicou ao TeK que este procedimento de ajustar tarifários é constante na empresa e faz parte "da estratégia de ter sempre o melhor tarifário do mercado".

"Estamos a monitorizar constantemente a concorrência a nível nacional e internacional para ter os melhores tarifários", justifica Luisa Pestana, acrescentando que a Vodafone procedeu a alterações na oferta também porque a monitorização das necessidades dos clientes mostra que fazia sentido aumentar o plafond de tráfego, sobretudo nas ofertas de maior valor.

As alterações estendem-se dos planos pós-pagos aos aditivos, tendo sido criados também dois novos tarifários específicos para o iPhone, o Vita Total iPhone e o Vita 91 SMS iPhone, que não estavam previstos quando a operadora divulgou o modelo de preço para o novo telemóvel.

Um dos cortes mais significativos é o do Aditivo iPhone (que pode ser acrescentado a um plano de preços que o cliente já possua) e que foi reduzido em 50 por cento, passando de 19,9 euros por mês para 9,9 euros, mantendo os 250 MBytes de tráfego. é de notar porém que no site se refere que o Aditivo se mantém apenas até final de 2008.

Nos planos best iPhone os tarifários mensais mantêm-se caso os clientes optem por comprar os telemóveis a preço reduzido (entre 129,9 euros e 389,9 euros consoante a capacidade de memória do terminal e o plano escolhido). Mas é criada uma nova opção para quem optar por pagar o valor total do terminal, ou seja 499 euros para o modelo de 8 GBytes e 599 para o de 16 GBytes. Neste caso os tarifários descem para 14,9 no best iPhone 100, 29,9 no best iPhone 230 e 49,9 no best iPhone 500, o que em comparação com os tarifários anteriores corresponde a um desconto de 15 euros por mês.

Nos planos best iPhone há ainda mudanças que se aplicam a todos os casos, acrescentando-se um pacote de 250 SMS (que antes era opcional em alternativa ao tráfego de dados), sendo também alargado para 500 MBytes o plafond de tráfego do plano mais caro, o best iPhone 500.

Os novos planos pré-pagos criados agora pela Vodafone só estão disponíveis a partir de dia 25 de Julho e obrigam a uma carregamento mensal mínimo de 20 euros. Ambos incluem 250 MBytes de tráfego, diferenciando-se pelos SMS e preços de chamadas de voz. No caso do Vita Total iPhone estão incluidos 250 SMS mensais dentro da rede Vodafone e as chamadas são taxadas a 16,9 cêntimos por minuto para qualquer rede, mas no Vita 91 SMS iPhone as chamadas custam 15,8 cêntimos no primeiro minuto e 5 cêntimos nos minutos seguintes dentro da rede Vodafone e 32,2 cêntimos por minuto quando realizadas para outra rede, estando incluídos 1.500 SMS grátis por semana.

Os novos preços e os planos pré-pagos tornam a oferta da Vodafone mais competitiva, mas no caso dos planos best a diferença entre comprar a pronto ou diluir o valor do iPhone pelos 24 meses não é significativa, saindo até ligeiramente mais caro no caso do plano best iPhone 500, mas compensando sobretudo no plano best iPhone 100, com uma poupança de 150 euros para o modelo de 8 GB e de 160 para o modelo de 16 GB.



http://imgs.sapo.pt/gfx/453426.gif




Fátima Caçador




Nota da Redacção: [2008-07-14 10:26] A notícia foi corrigida na tabela que demonstra o cálculo de preços. Uma troca das linhas do preço total do iPhone de 8 e 16 GB induzia em erro, embora não altere as conclusões da peça. Pedimos desculpa pelo engano e agradecemos ao leitor que nos alertou para este erro.



Notícias Relacionadas:

2008-07-11 - Primeiros iPhone 3G chegam às mãos de fãs portugueses

2008-07-09 - Lojas abertas à meia-noite assinalam início de vendas do iPhone
2008-07-08 - Montra TeK - O "imposto" iPhone 3G
2008-07-07 - iPhone 3G também chega à Optimus a 11 de Julho

2008-07-07 - Vodafone revela preços do iPhone para Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.