Entre 19 e 20 de Dezembro a Vodafone vai promover o projecto CyberMoving em parceria com o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra. A iniciativa visa promover a mobilidade sustentável em espaços urbanos através de transportes colectivos remotamente controlados por computadores e assistidos por tecnologias sem fios como o GPS.
Mesmo sem ter controlo humano, o CyberMoving é um transporte seguro já que respeita sinais de trânsito, pára ao sentir a presença de pessoas ou obstáculos no caminho e responde a pedidos dos passageiros. No final da viagem, quando já não é necessário, o veículo volta ao ponto de origem.
É de salientar que os sistemas são amigos do ambiente, já que utilizam energias renováveis e que, ao invés de serem controlados por um servidor central, cada veículo está equipado com uma unidade de processamento independente.
Os passageiros que estiverem interessados em utilizar o transporte terão apenas de aguardar a sua passagem ou chamá-lo através do telemóvel - com recurso aos sinais DTMF - ou PDA.
De acordo com a Vodafone, a demonstração, que decorre entre a Praça da República e a Universidade, tem como objectivo apresentar as vantagens que o CyberMoving "poderá trazer para os estudantes e trabalhadores na zona da Universidade de Coimbra, assim como para as pessoas com mobilidade reduzida".
Notícias Relacionadas:
2007-09-22 - Fundação Vodafone, MAI e CML unem-se na promoção do sistema Táxi Seguro
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários