Foi ontem inaugurado em Aveiro, no Centro Comercial Glicínias, aquele que a Cabovisão afirma se o primeiro hotspot num espaço comercial nesta cidade. A operadora de cabo pretende até Janeiro disponibilizar o acesso gratuito à Internet a partir deste local, testando modelos de negócio para desenvolvimento futuro de uma estratégia Wi-Fi.

Embora a braços com problemas económicos decorrentes da reestruturação da sua accionista CSII, que alegadamente não afectam Portugal, a Cabovisão continua a investir no desenvolvimento de negócio. Paulo Cabral, Director de Grupo da Região Norte da Cabovisão, afirmou ao TeK que o Wi-Fi é claramente uma tecnologia complementar à oferta que a empresa tem na rede de cabo fixa e que pretende desenvolver.

Este hotspot é a primeira experiência da Cabovisão no Wi-Fi e serve como piloto para experimentar a utilização da tecnologia, adesão de utilizadores e tráfego cursado. O acesso, com limite de download de 1 Mbit por segundo, não necessita de autenticação e será gratuito até Janeiro, data a partir da qual deverá ser aplicado um novo modelo de facturação aos utilizadores.

Paulo Cabral admite que a empresa está já a avançar com outros projectos nesta área mas escusou-se a adiantar as localizações e datas de abertura das redes, afirmando vagamente que estas acontecerão próximo do final de 2003 ou início de 2004.





Notícias Relacionadas:


2003-11-18 - Parque Expo inicia projecto Wi-Fi no Parque das Nações
2003-10-08 - Vodafone reforça mobilidade de profissionais com estratégia WLAN
2003-05-29 - Intel mostra vantagens de tecnologia Wi-Fi nas "Docas Wireless"

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.