Ao todo, 277 municípios portugueses receberam o apoio da Comissão Europeia para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, correspondendo a cerca de 90% do território, ao abrigo do programa WiFi4EU. A Anacom listou os municípios que já instalaram as redes de internet wireless, mas também aqueles que, tendo recebido o vale de apoio na primeira convocatória, ainda não finalizaram o projeto de implementação. Neste caso, o regulador alerta os mesmos para terminarem o processo, pois correm o risco de perderem o direito ao vale de apoio.

Na lista disponibilizada pela Anacom dos municípios correspondentes à primeira chamada, entre dezembro de 2018 a maio de 2019, estes têm poucos meses para acabar a implementação. Sendo que os primeiros municípios têm apenas semanas para terminar o processo, ou seja, até o dia 18 de fevereiro. Entre os municípios encontram-se Alcácer-do-Sal, Covilhã, Espinho, Mafra, Tomar, Óbidos, Penafiel, entre outros. Ao todo são 62 municípios em risco de perder o voucher até ao dia 11 de julho, no caso de Almada.

Veja na galeria todos os municípios em risco de perder o voucher:

Por outro lado, a Anacom listou as autarquias que já usufruíram do voucher e implementaram a rede Wi-fi do programa WiFi4EU. O regulador apela que estas sejam consideradas como referência pelos seus pares no esclarecimento de alguma questão, nomeadamente quanto aos procedimentos associados à implementação do projeto.

A Anacom refere que caso haja algum constrangimento posterior intransponível que comprometa a instalação deste projeto, sugere contactar a Innovation and Networks Executive Agency (INEA), através do envio de mensagem de correio eletrónico, para o endereço INEA-CEF-WIFI4EU@ec.europa.eu, ou o regulador, para o endereço wifi4eu@anacom.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.