O serviço de partilha de vídeos mais popular da actualidade quer manter a sua posição no mercado e para isso anunciou que vai alargar a sua oferta no segmento móvel.



A empresa comunicou que vai alargar o suporte a telemóveis de forma a tornar o serviço compatível com um maior número de equipamentos, desde que estes sejam de terceira geração e possuam as tecnologias de streaming exigidas.



De acordo com a Associated Press, o YouTube pretende levar o serviço aos 100 milhões de utilizadores mundiais que utilizam as capacidades de banda larga para visualizar conteúdos nos ecrãs dos seus telemóveis.



Para além de abrir a sua biblioteca digital a uma vasta gama de equipamentos, a empresa pretende ainda adicionar à versão móvel capacidades que, até aqui, apenas estão disponíveis na versão da plataforma para PC, entre as quais a possibilidade de classificar vídeos e partilhar conteúdos com os amigos.



O YouTube está ainda a testar um software que tem como objectivo tornar mais fácil para os utilizadores o upload de vídeos através dos seus telemóveis. O programa denomina-se "YouTube for Mobile" e, inicialmente, funcionará apenas com uma pequena lista de equipamentos, onde se incluem as marcas Sony Ericsson e Nokia.



A versão móvel do serviço do YouTube está acessível a partir do endereço http://m.youtube.com que deverá ser inserido na barra de navegação do browser do telemóvel. A aplicação está disponível em 10 idiomas, entre os quais o português.



Notícias Relacionadas:

2007-10-12 - YouTube é o termo mais procurado pelos cibernautas portugueses

2007-02-09 - Clientes da Vodafone vão ter vídeos do YouTube no telemóvel