Por Alfonso Díez Cobo (*)
Desde que entrou em cena em novembro de 2022, é difícil ignorar o ChatGPT. Com a capacidade de responder a perguntas, resolver problemas e criar conteúdos - para citar apenas algumas das suas competências - o chatbot de inteligência artificial (IA) pode ser extremamente benéfico para as empresas e seus colaboradores. Quer seja utilizado para evitar ter de procurar na Internet a resposta a uma pergunta, para escrever um post num blogue ou simplesmente para inspirar uma ideia para um novo produto, não há dúvida de que pode ajudar a reduzir custos e a poupar tempo e recursos.
No entanto, a utilização do ChatGPT tem suscitado muito debate e controvérsia. Uma das principais preocupações prende-se com os postos de trabalho: se a IA pode fazer o mesmo trabalho que os humanos, se não melhor, a uma fração do custo, será que os gestores empresariais poderão querer substituir os humanos por esta tecnologia? A Goldman Sachs prevê que até 300 milhões de empregos a tempo inteiro podem ser cortados ou perdidos devido à IA e à tecnologia de automatização. No entanto, a situação não é tão simples como algumas das perspetivas mais pessimistas fazem crer.
A geração das fake news
A genialidade, mas também a grande desvantagem do ChatGPT é que não funciona como um motor de busca. Embora o processo inicial seja o mesmo - recolher informação de uma base de dados - o ChatGPT cria uma resposta fazendo uma série de suposições com base na informação que encontra, em vez de a transmitir exatamente como a encontra, como faria um motor de busca. Embora as respostas que gera sejam claras e pareçam precisas - de facto, algumas fontes afirmam uma taxa de precisão de 99%, como podemos ter a certeza de que estão corretas? Afinal de contas, se perguntou ao ChatGPT, o mais provável é que não saiba a resposta.
O facto é que a informação pode ser mal interpretada ou mal comunicada na série de suposições que o ChatGPT faz para criar uma resposta conversacional à pergunta. O ChatGPT ainda não é capaz de compreender a complexidade da linguagem em 100% das vezes. Por isso, corremos o risco de cair em erros.
Alguns destes erros podem ser facilmente detetados, mas há outros que podem não ser tão óbvios e podem ser enganadores, especialmente se o utilizador não tiver conhecimentos sobre o assunto.
Por este motivo, a resposta pode parecer correta e, por isso, ser tomada como um facto. Se depois for publicada na Internet ou utilizada num trabalho académico, será consolidada como um facto e contribuirá para as notícias falsas que constituem atualmente 62% de toda a informação na Internet.
Este grande volume de notícias falsas é também preocupante quando se trata de o ChatGPT obter as informações necessárias para responder a uma pergunta. Se mais de metade da informação na Internet for falsa, é muito provável que o ChatGPT consuma essas fontes ao recolher os dados para responder à sua pergunta. Por conseguinte, mesmo que interprete as informações corretamente, pode fornecer uma resposta falsa.
Além disso, com mais de 100 milhões de utilizadores em todo o mundo, a probabilidade de serem feitas as mesmas perguntas é elevada. Mesmo que nem sempre dê exatamente a mesma resposta, se utilizar informações da mesma base de dados, dará respostas semelhantes, pelo que, se as respostas forem incorretas, as informações erradas podem acabar por aparecer na Internet várias vezes. Quando uma estatística ou afirmação é repetida várias vezes, torna-se fiável e é considerada um facto e não uma ficção.
O que é que isto significa?
Algumas empresas, e até países inteiros, tomam estas preocupações como prova de que deve haver uma proibição geral da utilização do ChatGPT. Isto não é necessariamente o melhor. Com um pouco mais de experiência para verificar as informações fornecidas, o ChatGPT pode beneficiar as empresas, especialmente no atual clima económico em que todos têm de fazer mais com menos. O ChatGPT pode aliviar parte do fardo, fornecendo ideias criativas ou assumindo tarefas manuais e repetitivas que consomem muito tempo.
Isto também não quer dizer que o ChatGPT vai tirar o emprego a toda a gente. Até que a precisão do ChatGPT melhore, pelo menos os nossos postos de trabalho estão seguros. Podemos considerá-lo mais como um "colega de trabalho de IA" que pode assumir parte da nossa carga de tarefas e ajudar-nos, mas, em última análise, a experiência, o conhecimento e o raciocínio serão sempre valiosos e necessários para dar o aval final. Mesmo depois de a IA ter sido treinada a um nível mais elevado, é improvável que, sem a capacidade de raciocínio, um chatbot ou outra tecnologia de automatização seja capaz de realizar tarefas de alto nível que justifiquem a substituição total dos seres humanos.
(*) Senior Sales Engineer da Commvault
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