Por Tiago Elias (*) 

Muitas empresas de rent-a-car ainda subestimam o real valor da análise dos dados na gestão do seu negócio, quer na agilização de processos, quer na redução de custos, ou até mesmo na criação de novas oportunidades de negócio.

Todos os anos continuam a ser direcionadas matrículas de novos ligeiros de passageiros para o mercado de aluguer, não obstante, nem todas as empresas estarão a beneficiar dos algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning que a telemática pode aplicar à conectividade automóvel.

Segundo, a ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, em 2023, mais de um quarto (27,12%) das matrículas de novos veículos ligeiros de passageiros destinou-se a este mercado. As 54.143 matrículas de ligeiros de passageiros realizadas por empresas representadas na ARAC superaram em larga escala os dados de 2020, pré pandemia (35.926 matrículas).

Esta realidade representa por um lado um enorme potencial de crescimento, e por outro uma clara necessidade de melhor explorar os dados e a conectividade automóvel para melhor gerir este negócio tão específico.

Algumas das empresas não estão ainda a usufruir de todo o potencial de conectividade da frota, tendendo a extrair apenas uma pequena parte dos dados, que podem e devem ser quantificados, qualificados e analisados de forma regular e sistemática. Tal realidade está, no entanto, a mudar rapidamente, sendo cada vez menor o número de empresas alheias às potencialidades que um veículo conectado pode gerar, não só ao nível da experiência do seu usuário/condutor, como sobretudo nas vantagens que geram para operadores e gestores de serviços de mobilidade.

A existência de soluções tecnológicas híbridas de conectividade que integrem dados de diferentes origens, quer de dispositivos dos fabricantes de automóveis (OEM), quer de outros dispositivos, são as que podem agregar maior valor para uma gestão otimizada do negócio de rent-a-car. Vantagens relacionadas com redução do impacto inerente à instalação da própria tecnologia, disponibilização de dados num dashboard único, acesso e leitura de dados em tempo real, entre outras.

Porém, os benefícios da telemática não se restringem às caraterísticas do tipo de tecnologia instalada. Soluções tecnológicas mais avançadas oferecem benefícios que incluem a redução de custos administrativos e operacionais, veja-se por exemplo o caso da solução que possibilita o apuramento de custos de portagens em tempo real, que tem aplicabilidade em diversos setores de atividade e geografias e vem ainda colmatar uma necessidade específica das empresas de rent-a-car do mercado português ao reduzir o incobrável, a burocracia e as tarefas administrativas; ou a solução que possibilita a criação de alertas relativos à altura de manutenção do veículo, que permite que o gestor tenha essa informação antecipadamente, facilitando um planeamento mais assertivo e otimizado.

Seguramente que a tecnologia aplicada à conectividade dos veículos ainda nos vai surpreender muito, tanto no ponto de vista da personalização como na diversidade de dados obtidos, contribuindo não só para uma experiência de utilização mais cómoda e segura, como sobretudo para uma gestão mais eficaz do negócio.

(*) Country Manager Targa Telematics