Por Bruno Salomão (*)
Os tempos de confinamento vieram alterar tudo à nossa volta, inclusivamente a forma como comunicamos e, por esse motivo, não será de estranhar que a plataforma TikTok se tenha tornado um fenómeno internacional que tomou conta das nossas vidas, numa altura em que as pessoas mais procuravam novas formas de distração, assistindo-se a uma criatividade ímpar! Reflexo disso são os 689 milhões de users ativos atualmente na aplicação.
Contextualizando, o TikTok foi lançado em 2016 e, em cerca de 4 anos, tornou-se na aplicação com o maior número de downloads, com um crescimento constante ao longo dos últimos tempos. Assente em vídeo, a aplicação tem desafiado o sentido criativo dos utilizadores desde a sua entrada no mercado, já que um influencer bem-sucedido nesta conta terá de criar conteúdo suficientemente atrativo para que consiga alcançar o estrelato. E, de facto, temos vindo a assistir a um aumento substancial de conteúdos altamente diferenciadores aos quais as marcas começam agora a prestar atenção já que temos vindo a registar um aumento de investimento na plataforma através do marketing de influência.
A título de exemplo, e de acordo com uma análise global feita pela InVideo, 90% dos vídeos partilhados no TikTok apresentam product placement, refletindo o investimento que as marcas já fazem na aplicação que é já uma ferramenta indubitável para alcançar resultados, criando ligação de proximidade com o consumidor.
Não é por acaso que o TikTok tem tantas semelhanças com o Instagram, a rede que surgiu pela fotografia e que tornou o vídeo num must have por perceber que a comunicação está mais dinâmica que nunca!
Este dinamismo na comunicação surge muito em parte devido às mudanças geracionais que temos vindo a assistir, sendo que nesta app é a Geração Z e os Millenials que potenciam a criação de inúmeras tendências, influenciando, na grande maioria, os utilizadores de idades compreendidas entre os 10 e os 29. Essas tendências são refletidas em qualquer que seja a rede social e as marcas têm – mais do que nunca – de estar a par do que é falado, mostrado, criado para que seja possível comunicarem para este público da forma mais eficaz possível.
A título de exemplo, conteúdo relacionado com moda, skincare, fitness e lifestyle é extremamente popular no TikTok. A predominância deste conteúdo poderá ser resultado de uma simples importação dos influencers e tendências mainstream das restantes aplicações sociais utilizadas. Assim, podemos concluir que, no fundo, todas as redes sociais estão de uma forma ou outra hiperligadas.
Se há uns tempos era possível ver uma carreira a ser construída através de um blog, rapidamente esse sucesso transferiu-se para o Instagram e agora é no TikTok que reside a possibilidade de nascer, crescer e criar uma pegada digital grande, sólida e substancial.
Aliás, a própria promoção de pequenos negócios pode ser considerada uma tendência em si, associada ao crescimento do empreendedorismo no pós-crise 2008. É que plataformas como o TikTok permitem, aos pequenos negócios independentes, criar uma linha de comunicação e promoção dos seus produtos de forma imediata e eficaz. E foi precisamente no contexto pandémico que este tipo de setor se viu obrigado a acelerar o processo de digitalização na comunicação, usando todas as ferramentas ao dispor para continuar a comunicar com o seu público.
O TikTok é um reflexo do mercado, em que as tendências mainstream identificadas na aplicação são as tendências relevantes no mercado, tanto nacional como internacional. E continuará a crescer! Quem quer que ambicione comunicar, particularmente com as gerações mais jovens, terá que produzir conteúdo ambicioso e criativo e recorrer a influencers quando possível. O TikTok é uma nova adição à revolução do marketing de influência, cada vez mais predominante.
(*) Country Manager da SocialPubli em Portugal
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