Por Jorge Correia (*)
Muito se ouve falar ultimamente em Umbraco e não é por acaso. A sua utilização tem sido disseminada pelo mercado internacional e já faz frente a outras plataformas de referência. Atualmente existem mais de 250 mil websites no mundo construídos sobre Umbraco. Mas o que é realmente o Umbraco e o que tem de especial?
O que é?
O Umbraco é um sistema de gestão de conteúdos, o denominado CMS (Content Management System), que está em constante evolução com as mais recentes tendências tecnológicas e de marketing.
O Umbraco é desenvolvido a partir de ferramentas da Microsoft, conjugando poder e flexibilidade numa plataforma opensoure desenvolvida sobre .NET, permitindo ao utilizador criar, editar e publicar conteúdos online, de forma autónoma e organizada.
Quais as suas características?
Os grandes pontos fortes incluem a facilidade de customização, tanto para os developers como para os designers, a facilidade de gestão para os utilizadores de negócio e a capacidade de organizar grandes estruturas de dados, garantindo os melhores níveis de performance.
Uma das razões do seu sucesso é o facto de providenciar uma base muito sólida para a criação de websites. Além disso, a integração do trabalho realizado pelas agências de design é extremamente versátil, pois no Umbraco existe uma total separação entre o back-office e o front-end de um website. Estas razões têm feito com que a sua adoção tenha vindo a ser cada vez maior e o seu sucesso está à vista de todos.
Originalmente, as agências de marketing foram as primeiras empresas a perceber o potencial do Umbraco, uma vez que estavam habituadas a utilizar CMS que restringiam a criatividade. Rapidamente outro tipo de empresas começou também a utilizar o Umbraco como ferramenta de suporte aos seus websites, tantos externos como internos (intranets).
Quais as suas vantagens?
As principais vantagens do Umbraco são a evolução e melhoria constantes da plataforma, a liberdade que oferece a quem desenvolve soluções e a simplicidade da arquitetura da plataforma.
Comparativamente com outras soluções existentes no mercado, uma grande mais valia é ser um CMS que não gera código próprio para o front-end. Esta particularidade permite que, em termos visuais e criativos, se consiga desenvolver interfaces muito ricas, sem que a plataforma de gestão de conteúdos seja um entrave, como acontece com grande parte dos CMS da atualidade.
Visão de futuro
Existem assim três fatores fundamentais para o crescimento do Umbraco nas empresas. O primeiro tem a ver com a facilidade de utilização do backoffice, que torna a tarefa de gestão de conteúdos muito mais fácil e intuitiva. O segundo está relacionado com a grande comunidade existente à volta do Umbraco, que faz com que o produto esteja constantemente a ser evoluído e melhorado com novas versões, funcionalidades e pacotes desenvolvidos pelos entusiastas e partilhados com todos, na maioria das vezes sem custos. O terceiro tem a ver com a extensibilidade da plataforma e a sua robustez. O Umbraco é um CMS para pequenos, médios e grandes projetos, permitindo escalar e aumentar as funcionalidades de uma forma muito ágil. E tudo isto tem um valor inigualável.
O futuro do Umbraco passa por suportar a nova versão de ASP.Net Core, que tornará o Umbraco um CMS multi-plataforma que poderá ser instalado tanto em ambientes Windows como em ambientes Linux. O foco na Cloud também é bastante claro, através do recente Umbraco Cloud.
Existem já vários projetos de referência desenvolvidos em Umbraco no mercado português, como é o caso do website da Casa da Música, o Portal do Cliente da Luz Saúde e o Portal Ordem dos advogados. A nível internacional destacam-se por exemplo os da Carlsberg, Heinz e SanDisk. Mais referências e informação em https://umbraco.com/why-umbraco/case-studies.
(*) Senior Consultant na Create IT
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Skyrider X1 é um motociclo anfíbio que se desloca na terra, água e ar -
App do dia
Wuthering Waves apresenta um mundo aberto e mecânicas semelhantes a Genshin Impact -
Site do dia
Descubra quem é no Instagram num roast personalizado para “picar” mas fazer rir -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários