http://imgs.sapo.pt/gfx/214501.gifFoi lançado em Portugal esta semana o serviço de jogos Internet PlayStation Online. O adaptador de rede para a PlayStation 2 começou a ser vendido ainda na sexta-feira, dia 20 de Setembro, com um preço de venda a público de 39,99 euros, dispensando o acesso ao serviço qualquer mensalidade. Em Portugal a PlayStation Online foi lançada através de uma parceria entre a Sony Computer Entertainment e a PT Multimédia para a disponibilização do acesso em banda larga através do SAPO ADSL e do NetCabo da TV Cabo.

Esta parceria surge da evolução do acordo que a Lusomundo Audiovisuais já mantinha com a Sony para a distribuição das consolas Playstation e PSOne, assim como dos jogos, mas Zeinal Bava, Presidente executivo da PT Multimédia e administrador do Grupo PT, garantiu em conferência de imprensa que não há uma exclusividade de acessos à rede PlayStation Online através das ligações de banda larga das empresas do grupo.

Para esclarecer esta e outras questões, o TeK enviou algumas perguntas por email a José Antunes João, administrador executivo da Lusomundo Audiovisuais. Este mostra a sua confiança no sucesso do serviço em Portugal e desvaloriza alguma da polémica que surgiu pelas críticas de outros ISPs àquilo que alegam ser um abuso de posição monopolista do Grupo PT.

TeK: A evolução da PlayStation para a disponibilização de um serviço de jogos
online vem na sequência do lançamento já nos Estados Unidos, Japão e noutros
países Europeus. Qual o balanço que a Sony faz destes serviços? Pensa que em
Portugal poderá ser um sucesso? Quais os factores que determinam as vossas
expectativas?

José Antunes João: O lançamento da PlayStation nesses Países correspondeu às expectativas. Os factores críticos de sucesso para além da tecnologia são: a dimensão do parque de consolas instalado, a taxa de penetração da banda larga no nosso mercado e a existência de diversos jogos com capacidades online que agradem aos nossos consumidores e que proporcionem uma experiência online emocionante. Acreditamos obviamente, pelo atrás já referido, que vai ser um sucesso em Portugal.

TeK: A própria consola PlayStation é reconhecida como líder de mercado em
Portugal. Quais os números de equipamentos vendidos e quais as previsões
para este ano?

J.A.J.: O parque instalado de consola PlayStation2 é neste momento superior a 200.000. O objectivo é duplicar esse número até ao final do corrente ano fiscal Sony.

TeK : A associação com os acessos de banda larga do Grupo PT vai fazer-se também através de pacotes de jogos + adaptadores de rede + kits de ligações de banda larga?

J.A.J.: Sim, vão existir nesta fase de arranque dois pacotes constituídos pelo adaptador de rede PlayStation mais modem cabo ou ADSL respectivamente por parte da Netcabo e por parte do Sapo ADSL. Para além disso, será vendido também o adaptador isolado (neste caso, é a Lusomundo quem vende ao mercado).

TeK: Apesar do próprio serviço PlayStation Online não ter nenhuma mensalidade
associada, a sua utilização intensa poderá acarretar custos acrescidos em
termos de tráfego para os utilizadores nos acessos de banda larga, ainda por
cima porque será tráfego internacional. Nos testes realizados com clientes
para o serviço qual a média de tráfego mensal para aceder à PlayStation
Online?

J.A.J.:
O tráfego associado à PlayStation Online depende do número de horas e locais de acesso e das necessidades de "alimentação" do próprio software bem como com do plano de preços e tráfego definido entre o consumidor e o respectivo ISP, tal como acontece hoje em dia no mercado dos jogos online para PC.

TeK: Em casos extremos seria interessante oferecer um serviço SAPO ou Netcabo de banda larga especial para utilizadores de PlayStation sem limite de
tráfego ou com maior quantidade de tráfego incluído? Essa possibilidade está
planeada?

J.A.J.:
Esse planeamento dependerá das políticas de cada um dos ISPs. Por conhecimento pessoal (como consumidor) não creio que um cliente "Speed On" da Netcabo venha a ter problemas nessa área.

TeK: Tanto quanto percebi, os utilizadores de qualquer acesso de banda larga
vão poder configurar as suas ligações para aceder à PlayStation Online, mesmo que não sejam clientes da NetCabo ou SAPO ADSL. Pensa que a posição dupla da Portugal Telecom como representante da marca (através da Lusomundo)
e simultaneamente de ISP pode gerar alguma confusão no mercado?

J.A.J.: Pensamos que não. À semelhança do que foi feito noutros, a Sony seleccionou como primeiro parceiro o maior operador local de banda larga, que é indiscutivelmente o Grupo PT. Os acordos foram celebrados entre a Sony e os ISP's, sendo o papel da Lusomundo a do executor local das acções de suporte concebidas pela Sony.

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.