Existem formas de minimizar o impacto que uma interrupção como a que foi causada pelo software da CrowdStrike pode ter numa empresa. Chris Drumgoole alinha as principais ideias a promover.
Na data em que se assinala o SysAdm Day, System Administrator Appreciation Day, Anderson Abreu destaca o trabalho de bastidores destes profissionais, fundamental para se garantir que os recursos de tecnologias de informação de uma organização estejam sempre disponíveis e em condições ideais de us
Luis Peixoto conta a sua experiência na utilização de ferramentas de Inteligência Artificial como aliadas no desenvolvimento de software e da automação nos IDEs e as questões éticas a considerar.
A eficiência e a eficácia dos processos de cada área ganharam incrivelmente com as ferramentas de IA mas ninguém se torna mestre de áreas que não domina, avisa João Silva Santos.
Álvaro Primitivo diz que o desafio está em criar um equilíbrio harmonioso onde as capacidades da inteligência humana sejam exponenciadas pela utilização eficiente da IA.
Todos os setores necessitam de constante evolução, e as empresas que não abraçam a mudança de forma equilibrada ficam para trás, avisa Diana Cruz que escreve sobre a evolução dos próprios colaboradores das empresas.
Rui Martins partilha a sua experiência com a utilização da aplicação da Câmara Municipal de Lisboa e deixa a sugestão de quatro abordagens de melhoria.
Álvaro Morales defende que uma das principais vantagens da Cyber Deception é a deteção antecipada de ameaças. Ao atrair os cibercriminosos para ambientes falsos, as organizações podem identificar e responder a ameaças antes que estas atinjam sistemas críticos
Francisco Jaime Quesado recorda Diogo Vasconcelos e o legado de inovação que deixou, assim como o trabalho que fez pelo projecto de um Portugal inovador e ambicioso.
O outsourcing tem uma palavra a dizer em processos empresariais, aplicações e soluções de infraestruturas e permite às organizações acelerar o desenvolvimento e a implementação de soluções de TI, defende Pedro Passos
Carlos Santos deixa vários conselhos para os fãs de futebol que se querem manter seguros durante o Euro, com atenção ao spam, sites falsos de apostas e outras ameaças fora do espaço digital.
Margarida Amado conta na primeira pessoa a sua experiência na JUNITEC, a Júnior Empresa mais antiga de Portugal, e a aprendizagem que teve desde que foi escolhida para a organização onde coordena o departamento de inovação.
Em contraste com a fidelização tradicional, baseada em restrições impostas pelos cartões SIM físicos, o eSIM abre as portas para uma verdadeira concorrência e diversidade de oferta, defende António Arnaut.
No contexto organizacional contemporâneo, a diversidade cognitiva emerge como uma vantagem estratégica que a Inteligência Artificial (IA) não consegue replicar, defende Sandra Carvalho.
No início fica o aviso de que o texto de opinião não não foi escrito com o objetivo de desencorajar a utilização de ferramentas de IA no nosso trabalho
Pedro Ferrão Tavares defende que para Portugal chegar mais longe e mais rapidamente na inovação deste ecossistema na Europa precisa de uma intervenção mais rápida e coordenada.
O futuro depende dos Data Centers, e é urgente que estes sejam vistos como facilitadores de um futuro net-zero, em vez de grandes consumidores de energia, defende Pankaj Sharma neste artigo de opinião.
Luiz Fernando Siqueira aborda neste artigo a importância de pôr mãos à obra para evitar os riscos de fuga de dados e danos reputacionais que decorrem de um ataque informático.
A abertura de novas áreas de negócio é sempre uma decisão sensível para qualquer organização e Paulo Rodrigues alinha as várias questões que são relevantes.
Francisco Jaime Quesado defende que o modelo tradicional de criação de valor mudou por completo e nesta fase crítica da economia portuguesa a aposta tem que ser clara.