A aposta na literacia digital é destacada por Sandra Fazenda Almeida neste artigo de opinião onde sublinha que é essencial que as organizações e empresas designem os seus “digital champions”.
António Dias Martins revela os pontos altos das startups em Portugal, com especial relevo para a Web Summit, e traça os desafios para os próximo ano, com a internacionalização e a definição comum na Europa do que é uma startup em destaque.
Pedro Mota Soares parte de dois relatórios divulgados em 2024 para uma análise ao sector das comunicações eletrónicas e ao futuro, que precisa de garantir a previsibilidade de investimento.
A estratégia europeia para os mundos virtuais e web 4.0 é ambiciosa e Luis Bravo Martins sublinha as várias áreas onde se aplica no terreno, embora estejamos ainda no início da jornada.
Num ano muito intenso, Jeferson Valadares, presidente da Associação Portuguesa de Videojogos Portugueses, a APVP, destaca a internacionalização das empresas do sector e os prémios que distinguiram vários jogos, olhando ainda para 2025 e as principais tendências.
Miguel Oliveira defende que se 2024 nos ensinou algo, foi que a IA deixou de ser um conceito futurista para se tornar uma presença inevitável no quotidiano. O próximo passo será garantir que esta presença seja sustentável, ética e, acima de tudo, fiável.
Tito de Morais e Cristiane Miranda destacam quatro temas que marcaram o ano de 2024 na segurança online de crianças e jovens e olha para 2025 para antecipar desenvolvimentos nesta área.
Nos próximos meses vai decidir-se o futuro da blockchain e dos criptoactivos e Hugo Volz Oliveira pergunta onde anda a discussão sobre estes temas na Europa e em Portugal.
Francisco Jaime Quesado coloca neste artigo algumas questões que devem ser respondidas para criar as condições para a qualificação em rede dos diferentes atores que dinamizam esta Sociedade Digital.
Paulo Valério diz que a Pedra de Roseta é um bom paralelo para ilustrar o papel da Inteligência Artificial (IA) no processo de preservação das linguagens de programação mais antigas estão a desaparecer lentamente.
Depois da apresentação da Estratégia Digital Nacional, Rui Nuno Castro admite que a visão é sedutora mas aponta algumas incompatibilidades e desalinhamentos, defendendo ainda que as boas intenções não bastam; é preciso executá-las.
Isabel Sousa Pereira descreve a framework que pode ajudar as empresas a avançarem com projetos de inteligência artificial com um plano coerente que permita extrair os benefícios da tecnologia.
A gestão da servitização digital até ao estado mais avançado requer práticas específicas, mas também exige a compreensão das ligações entre alguns elementos fundamentais, defendem os autores deste artigo de opinião.
As soluções financeiras que permitem monitorizar o progresso de cada etapa e identificar rapidamente potenciais discrepâncias são cruciais para garantir a conformidade, alerta Elda Fernandes.
A crescente diversidade de linguagens, frameworks e plataformas, em conjunto com a ascensão de soluções nativas na Cloud, estão a mudar o jogo no desenvolvimento de software, defende Fredrik Hagstroem.
Rui Martins analisa a manipulação das eleições na Roménia que recorreu ao TikTok e quase levou à eleição de um presidente e aborda os riscos e desafios para a democracia.
É imperativo que se implementem auditorias de segurança externas e independentes para rever os protocolos de segurança em vigor e identificar vulnerabilidades, defende Rui Martins.
Daniel Mota fala neste artigo da importância da segurança do produto e dos requisitos regulatórios, lembrando que, à medida que olhamos para o futuro, a segurança do produto será moldada por riscos emergentes e pela necessidade de medidas proativas para os mitigar
Nacho Gómez aborda neste artigo o crescimento do mercado de criptomoedas e as oportunidades em Portugal, onde um quadro regulatório progressivo é motor de atração de empresas e talento.
A Cyber Monday e o período de compras do Natal representam um dos momentos mais aguardados do ano, com retalhistas e empresas de ecommerce a oferecerem promoções irresistíveis a milhões de consumidores, mas há desafios, como sublinha Pedro Santos.